Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Anteriores 15/08/2008: Cultura
241 anos de São José dos Campos
Da cultura de café e algodão, no século 19, à exportação de aviões e satélites, esta cidade do interior de São Paulo oferece, de maneira cosmopolita, cultura e lazer sem deixar de lado a qualidade de vida
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade
e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasão poucas as cidades no interior de São Paulo que apresentam, ao mesmo tempo, elevado desenvolvimento urbano, oferecendo uma ampla gama de serviços, lazer, hospedagem, gastronomia e centros de compras.

São José dos Campos comemorou, no dia 27 de julho, 241 anos de vida, demonstrando que é possível ser o maior pólo de pesquisa e produção de ciência e tecnologia do país, sem deixar de lado a qualidade de vida que a cidade oferece aos seus habitantes.

Após a missa solene, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Moacir Silva, e o passeio ciclístico da Solidariedade, a festa na cidade contou com show com a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões.

De aviões exportados para os cinco continentes a satélites que monitoram os recursos naturais do Brasil, a cidade engloba um moderno complexo industrial, incluindo empresas dos setores automobilísticos, farmacêuticos, eletroeletrônicos e telecomunicações.

Como uma localização estratégica entre os dois maiores centros de produção e consumo (São Paulo e Rio de Janeiro), privilegiada pela proximidade a cidades turísticas sendo serra ou litoral, São José dos Campos com mais de 600 mil habitantes consegue ser cosmopolita sem perder características de uma cidade do interior. Todos estes fatores a transformam em um importante centro comercial, bem como toda a região do Vale do Paraíba.

Um pouco de história

Muito antes de sua fundação, por volta de 1590, o território joseense foi inicialmente ocupado por uma fazenda de pecuária criada oficialmente a partir da concessão de sesmarias, a pedido de padres jesuítas. Em 1692, a região aparece com o nome de "Residência do Paraíba do Sul" e em 1696 como "Residência de São José". Em 27 de julho de 1767 foi formalizada a promoção da Aldeia para Vila de São José do Paraíba. Em 22 de abril de 1864 a Vila foi elevada à categoria de cidade, e, em 1871, recebe a atual denominação de São José dos Campos.

Da cultura cafeeira e de algodão, no século 19, São José dos Campos começa a tornar-se conhecida no início do século 20 pelos seus tratamentos de tuberculose pulmonar, devido às condições climáticas favoráveis da cidade. O processo de industrialização do município toma impulso em 1950, a partir da instalação do Centro Técnico de Aeronáutica-CTA, e também com a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, possibilitando assim uma ligação mais rápida entre Rio de Janeiro e São Paulo e cortando a parte urbana de São José dos Campos.

Cultura e lazer

São José dos Campos é uma cidade que, apesar de abrigar uma indústria altamente tecnológica e ter características de um grande centro urbano, oferece parques, museus, cinemas, além de muitos restaurantes e padarias de dar água na boca.

Você pode fazer suas compras nos dois maiores shoppings da cidade, o Shopping Colinas e o Center Vale Shopping.

Mas se você é dos que preferem um passeio tranqüilo, com muita paz e sossego, não deixe de visitar o Parque Vicentina Aranha (foto acima). Próximo à Av. 9 de julho, o parque é ótimo para uma boa caminhada no final da tarde, com muitas árvores e pássaros. Tudo isso em torno do extinto sanatório da cidade, que apresenta um pouco da belíssima arquitetura dos anos 1920.

E se você ficar com fome depois do passeio, uma ótima parada é a Padaria 9 de Julho, a poucos metros do Parque, que oferece pães, doces e lanches deliciosos, com qualidade e bom atendimento (e com preços que você não encontra mais nas cidades grandes).

Assim é São José dos Campos, moderna, tranqüila, com muitas opções de lazer (e com preços muito abaixo do que se imagina). Vale a pena conferir.

O Portal Terceira Idade esteve presente nas comemorações do aniversário da cidade a convite do Mercure Hotel São José dos Campos
Fotos: divulgação
Saiba mais:
Portal São José dos Campos
http://www.saojosedoscampos.com.br/
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
http://www.sjc.sp.gov.br/
Mercure Hotel São José dos Campos
Av. Dr. Jorge Zarur, 81 - Torre II - Jd. Apolo
São José dos Campos - SP
Tel: (12) 3904-2300
http://www.accorhotels.com/pt-br/hotel-5168-mercure-sao-jose-dos-campos-hotel/index.shtml
Rede de Hotéis Mercure
http://www.mercure.com.br

Apoio Cultural

Mercure Hotel São José dos Campos
Mercure Hotel
São José dos Campos
São José
dos Campos (SP)
(12) 3904-2300

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia