Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Cidadania
Anteriores 15/05/08: Cidadania
"Futebol é jogo viril, varonil, não homossexual..."
Por: Rita de Cássia Lima
Professora de Educação Física e Árbitra de Futsal, Pós-Graduada em Marketing Esportivo
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasfrase é do juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, que, em 5 de julho de 2007, em sentença proferida, rejeitou a queixa-crime apresentada pelo jogador do São Paulo, Richarlyson, contra o diretor do Palmeiras, José Cyrillo Jr., que insinuou, em programa de TV, que o jogador era gay.

Pesquisa realizada pelo Datafolha, que ouviu 1.091 moradores da cidade de São Paulo no dia 09 de agosto, aponta que 79% dos paulistanos reprovaram a atitude do juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho.

A pesquisa destaca, inclusive, que os paulistanos acham que os homossexuais podem, sim, seguir a carreira no futebol, bem como na maior parte das profissões inclusive cargos públicos. Mas a dúvida é: o paulistano realmente considera o juiz preconceituoso ou a sociedade é hipócrita?

"As pessoas tendem a ser politicamente corretas em pesquisas como essa, e não exibir preconceito. A ideologia vigente é a da aceitação da diversidade. Quem não legitima essa idéia se sente excluído. Por isso seria interessante perguntar a essas mesmas pessoas se elas aceitariam um filho gay. O resultado seria diferente", afirma a professora de psicologia social do Mackenzie Anete Souza Farina.

No resultado da pesquisa apresentada, quando são questionados sobre sua própria orientação sexual, apenas 1% dos entrevistados afirmou ser homossexual e, do total, 94% dizem ser heterossexuais, 1% afirmam ser bissexuais e 4% não responderam à pergunta. “Esses números não correspondem à porcentagem real de homossexuais que vivem em São Paulo”, disse Anete.

“A boa aceitação de gays no futebol e no ensino indica que, para a sociedade, o mais importante é a habilidade e o desempenho de quem as exerce, e não sua orientação sexual. Entre padres, esse índice cai porque é uma atividade mais ligada a valores morais do que ao talento, lembrando que o celibato (não poder se casar) no caso dos padres, é um obstáculo natural ao exercício da sexualidade, seja ela qual for”, enfatiza o psicoterapeuta e psiquiatra Alexandre Saadeh, professor da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.

A pesquisa também mostra que 69% dos entrevistados acham que gays podem assumir a Presidência da República, contra 77% para senadores ou deputados federais. Em relação ao índice de aceitação ser mais baixo para presidente da República do que para outros cargos públicos, Saadeh afirma que o grau de representabilidade pode ter reflexo no resultado e um presidente representa mais um cidadão do que um senador.

A pesquisa revelou maior tolerância entre mulheres: 83% delas acham que gays podem jogar futebol profissionalmente, contra 76% dos homens que pensam da mesma maneira.

Fonte: Revista da Folha do dia 19/08/2007
Foto: Fotomontagem com foto de Fernando Santos - Folha Imagem
Saiba mais:
Terra Magazine > Esportes > Futebol
Sentença do juiz Manoel Maximiano Junqueira

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1816056-EI6598,00.html
Consultor Jurídico > Notícias > Comunidade Jurídica
Caso Richarlyson: Juiz nega ação de jogador e diz que futebol é para macho

http://conjur.estadao.com.br/static/text/58226,1

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia