Clique na imagem para iniciar o vídeo,
com depoimentos de Naira Dutra Lemos, consultora da Unifesp e especialista em gerontologia, entre outros, sobre o projeto “Construindo com Consciência Gerontológica” (7´16")

Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Cidadania
Anteriores 15/04/11: Construção Civil
Edifícios com consciência gerontológica
Novos projetos na construção civil levam em conta as necessidades da terceira idade
vídeo disponível Vídeo disponível (clique no centro da imagem para iniciar o vídeo)
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
ados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o público de mais de 60 anos irá representar 15% da população brasileira, ou seja, 32 milhões de pessoas, em 2025. Diversas empresas têm voltado sua ação para a criação de produtos específicos para idosos, tais como objetos de consumo pessoal, como calçados e vestuário, por exemplo, até o planejamento de automóveis com tecnologia para facilitar a direção de idosos.

Na área de habitação e urbanismo, uma empresa de construção civil, a Tecnisa, se mostra pioneira na construção de empreendimentos levando em conta as necessidades da terceira idade, criando o projeto “Construindo com Consciência Gerontológica”, que busca atender os anseios deste público.

Para montar o projeto, em 2008, a empresa começou a estudar as necessidades da terceira idade e levou em consideração requisitos para construção de moradias adequadas para qualquer fase da vida. O trabalho foi conduzido por um grupo multidisciplinar formado por professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), arquitetos, engenheiros, gerontólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Como resultado, a partir de 2010, os novos empreendimentos da construtora terão áreas comuns de convivência, menos escadas, mais rampas, escadas submersas para facilitar o acesso às piscinas, fechaduras invertidas, pisos opacos e antiderrapantes, eliminação de cantos vivos, áreas de circulação e portas mais largas, entre outros detalhes. O primeiro empreendimento a incorporar as características da arquitetura inclusiva será lançado no segundo semestre de 2009, na Água Rasa, em São Paulo (SP).

Segundo a arquiteta Patrícia Valadares, gerente de Projetos da Tecnisa, atitudes que incluam o idoso representam uma quebra de paradigma e uma mudança de cultura na construção civil. “O estudo serviu para entendermos que um prédio pode incluir os idosos, ao mesmo tempo em que agrada pessoas de outras faixas etárias. São pequenos detalhes, mas que vão fazer toda a diferença para os idosos”, explica.

“Para os idosos, a moradia e o ambiente são particularmente importantes devido a fatores como a acessibilidade e a segurança. É fato reconhecido que uma moradia satisfatória pode trazer benefícios para a saúde e o bem-estar”, afirma Naira Dutra Lemos, coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso (UNIFESP) e uma das autoras do Projeto de Consciência Gerontológica da Tecnisa.

Vídeos e fotos: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Tecnisa > Projeto de Consciência Gerontológica
http://www.tecnisa.com.br/lp-gerontologia.html
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
Hábitos de consumo da terceira idade despertam interesse de empresas
De olho nesse segmento de mercado, empresas de vários setores pesquisam as suas características e tendências e propõem novas linhas de produtos e serviços para atendê-lo
Diálogo Aberto > Cidadania > Anteriores
Tecnisa lança edifícios com consciência gerontológica
Preocupada com acessibilidade e conforto para a terceira idade, construtora de São Paulo lança o primeiro projeto de edifício especialmente voltado para esta faixa etáriaAnteriores

Apoio Cultural

Tecnisa - Mais construtora por m²
Tecnisa
Mais construtora
por m²

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia