Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar à pag. inicial de Cinema e Curiosidades
Diálogo Aberto
Cinema e Curiosidades
Anteriores: Cinema/DVD
O Dia em que a Terra Parou
Dirigido pelo brilhante Robert Wise, em 1951, este foi talvez o único filme da época a mostrar um ser de outro planeta com um objetivo pacifista
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasa década de 50, no século passado, o cinema americano sempre mostrava alienígenas como seres monstruosos que vinham à Terra para destruir a raça humana. Era a época da Guerra Fria, bem após a II Guerra Mundial, e os extraterrestres eram sempre associados ao “inimigo externo” que poderiam invadir-nos e dominar a nossa “civilização”.

“O Dia em Que a Terra Parou” (1951), dirigido pelo brilhante Robert Wise, foi talvez o único filme da época a mostrar um ser de outro planeta com um objetivo pacifista.

Numa tranqüila manhã em Washington, capital dos Estados Unidos, uma espaçonave alienígena aterrisa numa de suas praças principais. As pessoas aguardam, então, curiosas e com medo, o que está para acontecer.

A porta da espaçonave se abre e, de seu interior, sai um grande robô, Gort (Lock Martin). Em seguida, sai um ser extraterrestre, que se apresenta como Klaatu (Michael Rennie). Seu gesto de boas-vindas é confundido com um ato de agressão e logo ele é baleado.

Levado ao hospital e, após “milagrosamente” se auto-curar, ele propõe uma reunião com todos os chefes de estado do mundo para um importante comunicado da comunidade do espaço. O representante do governo americano lhe diz, então, que “seria muito difícil juntar todos os líderes mundiais, em função das desavenças políticas em nosso mundo...”

Klaatu então escapa do hospital e aluga um quarto na casa de Helen Benson (Patricia Neal) e, convivendo com sua família, começa a entender aos poucos como pensam os humanos.

Na tentativa de transmitir ao mundo o seu importante comunicado, ele resolve apelar para a comunidade científica mundial, que talvez receba o seu recado sem se preocupar com “pequenas divergências políticas locais”.

Na visita que Klaatu faz ao Prof. Barnhardt (Sam Jaffe), ele lhe diz que, caso os dirigentes da Terra não o escutem, o planeta poderia ser destruído instantaneamente. O professor, então, lhe faz uma pergunta: “O que faria com que todo o mundo ficasse com medo o suficiente para que todos percebessem a magnitude de seu poder e lhe dessem, então, atenção, sem, com isso, fazer mal a ninguém?”

Um filme que vale a pena ver (e rever) pela mensagem pacifista que ele traz, mensagem esta que, infelizmente, continua servindo até os dias de hoje. “O Dia em Que a Terra Parou” foi lançado em DVD recentemente pela Fox, na coleção Fox Classics, já disponível nas locadoras.

Curiosidade 1:

A estória está sendo refilmada, com Keanu Reeves no papel de Klaatu. O filme será lançado nos EUA em Dezembro de 2008. Vale a pena esperar para conferir!

Curiosidade 2:

Robert Wise
também dirigiu, entre dezenas de filmes, “A Noviça Rebelde”, com Julie Andrews, em 1965, e “Jornada nas Estrelas – O Filme”, em 1979.

Serviço:
O Dia em Que a Terra Parou
"The Day the Earth Stood Still", EUA, 1951, 92', P&B
Gênero: Ficção
Direção: Robert Wise
Com: Michael Rennie, Patricia Neal, Hugh Marlowe e Sam Jaffe
Distribuição: Fox
Nas locadoras: disponível em DVD (formato de tela: tela cheia)
Observação: A foto da capa acima pode variar, dependendo do vídeo/dvd distribuído no Brasil.
Algumas cenas do filme:
foto colunas foto colunas foto colunas
A espaçonave sobrevoando Washington Klaatu (Michael Rennie, a direita) e seu robô Gort, saindo da espaçonave Patricia Neal (esq), e seu namorado, Hugh Marlowe
Fotos: divulgação
Saiba mais:
UOL Cinema
14/09/2005: Robert Wise, diretor de "A Noviça Rebelde", morre aos 91 anos

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2005/09/14/ult1817u3804.jhtm
UOL Cinema
O Dia em que a Terra Parou, por Rubens Ewald Filho

http://cinema.uol.com.br/dvd/2005/09/07/o_dia_em_que_a_terra_parou.jhtm

Apoio Cultural

Outras Colunas

Leia outras sinopses de filmes em DVD que o Portal recomenda para você, e curiosidades sobre Ciência e Tecnologia

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design