Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Dr. Crédito PB
Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Quer empreender na aposentadoria? Confira algumas ideias de negócios perfeitas para começar
Você já parou para pensar no significado da palavra “aposentadoria”? Aposentado é aquele que vai para os seus aposentos, levar o resto da vida fazendo tricô ou lendo jornal. Nada a ver, né? Hoje em dia o aposentado usa celular, vai para a academia, corre maratona e continua trabalhando. Vamos falar sobre abrir o próprio negócio?
Fale com o colunista Redação do Portal Terceira Idade
Fonte: PB Consignado
Empreender é uma aventura, não importa a idade!

Manter-se em atividade melhora o bem-estar físico e mental. Assim, aproveitar o tempo de forma lucrativa e prazerosa é uma excelente ideia

Depois de se aposentar, vem a pergunta: e agora? Antigamente a aposentadoria era vista como um eterno período de descanso. Mas os tempos e os idosos mudaram. Atualmente, este é apenas o início de uma nova fase para muita gente. Com tempo livre e algumas reservas financeiras, é possível se dedicar a uma infinidade de hobbies ou atividades físicas. E para quem ainda precisa de uma fonte de renda, seja para complementar o benefício ou ajudar a família, ou gosta de se sentir útil e produtivo, continuar trabalhando pode abrir uma nova perspectiva para esta fase da vida.

Manter-se em atividade melhora o bem-estar físico e mental. Assim, aproveitar o tempo de forma lucrativa e prazerosa é uma excelente ideia, já que o benefício recebido mensalmente ou os investimentos nem sempre são suficientes. Ao seu favor, conta a experiência adquirida após tanto tempo de mercado de trabalho. Você pode usá-la tanto para desenvolver seu próprio negócio como para abrir novas portas e oportunidades. Mas saber por onde começar nem sempre é fácil. Por isso, vamos ajudar você com algumas ideias de negócios que você pode começar o quanto antes!

Dicas de pequenos negócios lucrativos

Vamos falar a verdade: nem todo mundo deseja ou tem as habilidades e requisitos necessários para abrir um negócio, seja na área que já tem experiência ou em uma nova empreitada profissional.

A boa notícia é que você pode começar de forma mais simples, usando os conhecimentos que possui em determinadas áreas para ocupar o tempo e fazer uma renda extra. Aqui estão algumas dicas de pequenos empreendimentos que possibilitam gerenciar o próprio horário, além de não exigirem uma carga muito pesada de afazeres.

Transforme seu hobby em um negócio

Jardinagem, cozinha, pintura, fotografia, artesanato… O que você gosta de fazer? Pois saiba que é possível unir esta paixão a um modelo lucrativo de trabalho. Você pode aproveitar suas redes de contatos para divulgar seus produtos e serviços, ou até mesmo oferecer um curso na área.

Ofereça treinamento, consultoria e palestras

Ao longo de tanto tempo de trabalho, você provavelmente acumulou bastante experiência e credibilidade em sua profissão. Que tal dividir este conhecimento? Treinamentos, consultoria e palestras são uma ótima e rentável forma de compartilhar tudo o que você aprendeu.

Seja babá de animais

Já imaginou ser pago para cuidar dos bichinhos de quem viaja? Se você é desses que ama animais, pode ser a oportunidade perfeita. Além de ganhar dinheiro, você sempre terá companhia em seus dias de aposentadoria.

Torne-se um revendedor de produtos

Tornar-se um revendedor é muito simples. Existem diversas empresas na área de cosméticos, por exemplo, nas quais é possível até mesmo obter mais ganhos organizando uma rede de distribuidores. Mas, cuidado: procure marcas reconhecidas e fuja das pirâmides!

Trabalhe com alimentação

Hoje em dia, com os aplicativos de entrega, trabalhar com alimentação ficou bem mais fácil. Se você tem talento na cozinha, pode explorar esta área focando em cardápios especiais, como para idosos, crianças ou alimentação orgânica, por exemplo, ou ainda investir em uma lanchonete ou pequeno restaurante.

Invista no transporte
 
Gosta de dirigir? Oferecer um serviço de frete e transporte de pequenas cargas pode ser uma excelente forma de complementar a renda. Também existem as opções de transporte de passageiros, via aplicativo, em que você faz seu horário e define o ritmo de trabalho.

Faça serviços de casa

Se você está em boas condições de saúde e é do tipo que coloca a mão na massa, por que não aproveitar seu conhecimento com elétrica, encanamento, pintura ou marcenaria e transformar isto em uma fonte de renda?

Cuide de pessoas mais velhas

Muitos idosos necessitam de cuidados especiais e acompanhamento, seja para ajudar a fazer as compras, ir ao médico, controlar os remédios ou apenas se locomover com segurança pela própria casa. Como estas tarefas podem ser bem difíceis, principalmente para os mais jovens, muitos aposentados têm se dedicado a ela.

Microfranquias: uma oportunidade para os aposentados abrirem seu próprio negócio

Se você chegou à aposentadoria com um bom dinheiro guardado e pensa em empreender de forma mais robusta, pode usar parte desse dinheiro para começar um negócio do zero ou comprar uma microfranquia.

Entre as vantagens deste tipo de empresa, estão começar contando com uma marca já consolidada e de credibilidade, conhecida no mercado e que teve seu modelo de negócios testado na prática. Além disso, o apoio e suporte do franqueador, com treinamentos e consultoria, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

As faixas de valor variam de menos de R$ 10 mil a R$ 90 mil, quando então elas deixam de ser microfranquias e passam a ser consideradas franquias. No site da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é possível pesquisar as marcas, para saber quais se adaptam melhor ao seu perfil e descobrir mais sobre elas.

Seja qual for sua escolha – um novo negócio ou uma microfranquia –, é importante pesquisar muito, estudar o mercado e a concorrência e contar com um plano de negócios.

Empreendedorismo: aliado da qualidade de vida

Poder trabalhar em casa, ganhar um dinheiro extra para complementar a renda, manter a mente ativa e um relacionamento constante com outras pessoas são algumas das vantagens de seguir trabalhando após a aposentadoria.

Como você pode ver, existem opções para todos os gostos, desde serviços que exigem menos disponibilidade e um ritmo mais tranquilo até os desafios e emoções que a abertura de um novo negócio envolvem. Agora é só planejar, avaliar as possibilidades e fazer a sua escolha. Lembre-se: empreender é uma aventura, não importa a idade!



Fotos e ilustrações: Getty Images
Apoio no conteúdo: PB Consignado

Empresa Amiga da 3ª Idade
PB Consignado - Simule sem compromisso
Mais sobre o assunto na internet
PB Blog > Artigos > Empreendedorismo
Novos idosos: a vida começa aos 60!
Foi-se o tempo em que o idoso era visto como um velhinho de pijamas, que vive resfriado ou sentado no banco da praça lendo o jornal. Os novos idosos brasileiros são ativos, conectados, cuidam da saúde e estão cheios de planos para o futuro
ABF Associação Brasileira de Franchising
A ABF divulga, defende e promove o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios
Saiba como associar-se à ABF, notícias, agenda, entre outros
SEBRAE - A força do empreendedor brasileiro
Conheça o SEBRAE
Entenda como abrir seu próprio negócio
PB Consignado
Empréstimo Consignado sem sair de casa
Dinheiro rápido na conta, segurança e juros baixos
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Como fazer a prova de vida do INSS sem sair de casa
Com a pandemia de coronavírus e a adoção do distanciamento social como forma de contenção do contágio, a prova de vida do INSS precisou passar por algumas mudanças em 2020. A principal delas é poder realizar o procedimento pela internet, usando apenas o celular. Gostou? Então continue lendo para saber como funciona!


Apoio Cultural
Nutren Senior - Nutrição reforçada para pessoas 50+
PB Consignado
Empréstimo Consignado sem sair de casa
Blog
PB Blog
PB Blog
Artigos sobre educação financeira, aposentadoria, benefício do INSS, entre outros
Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube