Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Esporte e Lazer
Anteriores 15/07/07: Especial Pan 2007
Tudo sobre os Jogos Panamericanos - Parte 3
México, 1955
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasm 1955, o Comitê Olímpico Brasileiro – COB, estava sem recursos para levar nossos atletas ao México, e pediu ajuda ao governo federal, que realizou a viagem de nossos atletas em desconfortáveis aviões da Força Aérea Brasileira – FAB. A operação demorou cinco dias.

Devido à chegada ao México às vésperas do início da competição e não tendo tempo para adaptação da equipe à altitude local (2.250 m acima do nível do mar), o desempenho de nossos atletas foi pífio, o pior do país em Pans: dois ouros, três pratas e 13 bronzes.

A preocupação nos primeiros dias foi com a anoxia (termo usado para definir problemas decorrentes do ar rarefeito em altitudes como a da capital mexicana, que geram baixa oxigenação no sangue). Edgard Freire não concluiu os 10.000 metros e, assim como ele, vários outros atletas passaram mal. O tempo ideal para se adaptar à esta altitude seria de 20 a 30 dias.

O maior herói foi Adhemar Ferreira da Silva, que no salto triplo ganhou o ouro, saltando 16,56 metros, superando em 33 cm o recorde mundial de Leonid Cherbakov. O feito foi inesperado até para o atleta, pois ele só queria passar o venezuelano Arnaldo Devonish (que vivia dizendo que ganharia de Adhemar), que cravara 16,13 metros.

O outro título pan-americano para o Brasil foi conquistado pelo pugilista meio-pesado Luiz Inácio, vencendo, na final, o argentino Abel Escalante por pontos.

Outro recorde mundial no atletismo foi obtido pelo norte-americano Parry O'Brien no arremesso de peso: 17,59 metros. Ele havia revolucionado sua prova em 1951, quando desenvolveu a técnica de iniciar o movimento de costas para o local de arremesso. O'Brien, em olimpíadas, somou dois ouros (1952 e 1956) e uma prata (1960), sendo o primeiro atleta a triunfar em mais de cem competições seguidas.

A altitude prejudicou bastante os competidores da maratona. O primeiro ouro pan-americano da Guatemala foi conquistado com a ridícula marca de 2h59min09s por Doroteo Flores, a pior de um vencedor na história dos Jogos.

Na natação, o domínio foi da América do Norte, com 15 títulos em 16 provas. Destaque para Wanda Werner (EUA), ouro nos 200 metros e no 4 x 100 metros livre, bem como no 4 x 100 metros medley e prata nos 100 metros livre.

Fotos: divulgação
Saiba mais:
Site: Copacabana Runners - O Espaço dos Corredores
História dos Jogos Pan-Americanos

http://www.copacabanarunners.net/pan-americanos.html
Site: BEST Sports.com.br
Jogos Pan-Americanos - História

http://www.bestsports.com.br/db/cntpag.php?cnt=1
Leia mais em:
Notícias > Anteriores > Maria Lenk, a “dama das águas”, 92, nadadora e pioneira nas Olimpíadas, morre durante treino

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia