Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Informática e Internet

 

Netiqueta
Boas maneiras na internet
Dicas de como evitar ser incomodado e como não incomodar os outros no mundo virtual
Por: Ricardo Lima Carvalho
Gerente de Projetos da IBM Brasil, formado em Administração pela FASP, é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasuem já não se viu reclamando daquela pilha de folhetos de propaganda que chega junto com nossa correspondência, seja na portaria do seu edifício ou na caixinha de correio da sua residência? Não é um dado estatístico, mas imagino que, de cada 10 cartas que chegam, mais da metade é publicidade – que você, provavelmente, não solicitou...

O mundo “virtual”, a internet, parece que copiou este péssimo hábito – e em escala muito, muito maior, já que não há “custos” de correio para o envio.

Assim como no mundo real, boa educação e bom comportamento na internet fazem bem para nós e para quem recebe nossas correspondências, também. Veja, abaixo, algumas dicas para não incomodar – e não ser incomodado – no mundo “virtual”.

Como evitar ser incomodado na internet:

1 - Propagandas indesejadas: Sempre que receber um correio eletrônico indesejado, utilize as opções de ‘cancelar inscrição’, presentes nas mensagens de empresas sérias. Caso não seja uma empresa séria, classifique este e-mail como ‘lixo eletrônico’. Procure estas opções nas janelas de navegação da internet, assim, o correio será enviado para outro lugar que não a sua caixa postal.

2 - Pop-ups: Não caia na tentação de ‘clicar’ em ‘janelas’ que aparecem sem você pedir. Algumas janelas possuem instruções maliciosas e podem afetar o seu computador. Clique no “X” da janela para fechá-la rapidamente, ou utilize o botão “ESC” do seu teclado.

3 - Vírus: Sim, no mundo virtual também existem ‘vírus’. Assim como no mundo real você pode pegar uma gripe se ficar perto de alguém resfriado, a internet está repleta de vírus que podem danificar o seu computador. Utilize um antivírus. Existem vários que são gratuitos e funcionam bem. O AVG, Avast ou Symantec são alguns que eu já usei e recomendo.

4 - Remetentes desconhecidos: Não abra correios eletrônicos com apresentações, arquivos ou endereços de sites de remetentes que você não conhece. Se necessário, consulte a pessoa que enviou o correio para saber se foi ela mesmo que enviou e se você pode, então, confiar.

Para não incomodar:

1 - “Correntes”: Evite repassar correios eletrônicos que chamamos de "correntes", aquelas mensagens que nos incentivam a retransmiti-las para outras pessoas. Elas geralmente não são lidas pelos seus amigos e a maioria ficará incomodada com ela. Procure filtrar o que recebe e re-envie apenas as que você considera mais interessantes ou importantes.

2 - Letras maiúsculas: Ao comentar notícias na internet, fale sobre o que pensa e defenda os seus valores, mas procure ser educado nas palavras que vai usar. Não utilize letras maiúsculas e muitas exclamações, pois PODE PARECER QUE VOCÊ ESTA GRITANDO!!!!!

3 - E-mail agradável e fácil de ser entendido: Ninguém gosta de abrir uma carta com dezenas de parágrafos escritos sem uma linha de intervalo entre eles, e, pior, sem um assunto claro, com começo, meio e fim.
Na hora de escrever um e-mail, seja para um amigo ou com propósito profissional, procure sintetizar de maneira curta e clara o título do e-mail (no campo ‘assunto’) para a pessoa saber, de imediato, do que se trata.
Seja resumido no seu texto – ninguém tem tempo, hoje em dia, para passar horas lendo um e-mail – tendo sempre em mente um ‘roteiro’ para o seu texto – começo, meio e fim – e intercale os parágrafos sempre com uma linha em branco.
Evite muitas abreviações – do tipo “vc” e “blza”, por exemplo – e, o principal, informe, na assinatura do e-mail, seu nome e telefones (endereços no MSN e/ou Skype, também), caso você queira que a pessoa retorne o seu contato sem ser por e-mail.

Caso tenha dúvidas, terei imenso prazer em responder suas perguntas. Clique no ‘fale com colunista’, acima. Obrigado, e até a próxima.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP
Introdução à Netiqueta: como escrever na Internet, e-mail, listas e newsgroups, sobre propaganda

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
Terceira idade demonstra seu talento literário na internet
Estudo realizado na Grã-Bretanha mostra que 31% dos britânicos com mais de 60 anos querem publicar contos na web
Notícias > Notícias Anteriores
Pesquisa mostra que mais de 350 mil pessoas com 65 anos ou mais já usam a internet no Brasil
Para alcançar essa familiaridade com a tecnologia, idosos fazem cursos para ultrapassar a barreira do medo

Apoio Cultural

Outras Colunas

Tecnologia
Saúde
Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar idosos perdidos
A invenção é muito útil para detectar e resgatar pacientes portadores de Alzheimer ou demência, pois mostra, em um mapa, a posição exata da pessoa caso ela se perca ao sair de casa e não consiga voltar sozinha para sua residência
Tecnologia
Reflexão
Smartphone, Smart TV, ‘Smart Tudo’... Você consegue acompanhar tudo isso?
Quem nunca se confundiu no caixa eletrônico ou com a nova TV, celular, computador, brinquedos dos filhos e netos...? Por isso, é muito importante estar sempre atento às novidades do mundo digital
Tecnologia
Reflexão
A tecnologia trouxe o benefício mais rico de todos: o tempo
O maior impacto da tecnologia em nossas vidas é o fato de podermos nos conectar cada vez mais no mundo real, e de forma cada vez mais pessoal com quem amamos
Conectado
Algumas coisas mudam... E outras, nem tanto...
A tecnologia veio para facilitar a nossa vida, adiantar coisas que antes eram demoradas, para sobrar mais tempo para nós mesmos e para conhecermos o mundo
Netiqueta
Boas maneiras na internet
Dicas de como evitar ser incomodado e como não incomodar os outros no mundo virtual
3ª idade e internet
Como a 3ª idade inicia o contato com a tecnologia e como isso pode facilitar seu dia a dia
Começamos a usar a internet quando precisamos de serviços que hoje são disponibilizados de maneira fácil e rápida, como ler notícias ou procurar um restaurante
Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design