Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Meio Ambiente

 

Efeito Estufa
Estaria o Efeito Estufa influenciando na incidência dos tremores, terremotos e vulcões?
Tais eventos nunca foram tão frequentes, nem tão repetitivos, como vem acontecendo nos últimos anos
Por: Antonio Germano Gomes Pinto
Engenheiro Químico, Especialista em Recursos Naturais, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o autor do textoFale com o autor do texto
Fale com o autor do texto
foto colunasano de 2010 começou sacudindo o planeta. Nos primeiros dezenove dias do ano, ocorreram terremotos no Haiti, Argentina, Papua, Nova Guiné, Irã, Guatemala, El Salvador e no Chile. De acordo com geólogos em várias partes do mundo, a Terra ficou mais ativa sismicamente nos últimos anos.

Terremotos têm demonstrado sua força há séculos, como, por exemplo, o que ocorreu na China em 1553, com um número estimado de 830 mil mortes. Em 1755, um terremoto destruiu quase completamente a cidade de Lisboa. O sismo foi seguido de um tsunami. No século passado, em 1964, aconteceu o maior terremoto do mundo, no Alasca.

O deslocamento ou acomodação de grandes massas de rochas (placas tectônicas), mesmo que sejam de ordem milimétrica, podem ocasionar tsunamis, tremores de terra, aumento de pressão entre as placas tectônicas e rompimento da tênue resistência da massa de rochas que estejam impedindo o vazamento da lava de um vulcão.

Apesar de sismógrafos registrarem em torno de 500 mil terremotos no planeta todos os anos, apenas 10 mil deles são percebidos pela população.

Um fato curioso é que terremotos e erupções vulcânicas não eram tão frequentes, nem aconteciam tão repetidamente, em diferentes locais e praticamente na mesma época, como vem acontecendo nos últimos anos.

Quais seriam as causas da maior frequencia desses fenômenos sísmicos? Acredita-se que, além das causas naturais, o Efeito Estufa estaria dando sua colaboração para acelerar estes acidentes.

Hoje, temos maior volume de água na natureza, distribuído pelos mares, oceanos e crosta terrestre, acrescentado ao meio ambiente como um fardo, um peso extra que comprime o “fundo” e as “paredes” dos mares e oceanos, forçando as placas tectônicas umas contra as outras. Esta pressão excedente acelera e desencadeia novos ajustes e acomodações entre as massas de rochas formadoras destas placas.

Esse aumento de volume de água na natureza é provocado não só pelo degelo das geleiras, mas, principalmente, pela água de combustão resultante da reação química no momento da combustão. Nenhum combustível produz energia sem gerar água de combustão e gás carbônico.

Foi constatado que, na década de 1990, o volume de água do planeta aumentou 50 metros cúbicos a cada segundo. Este aumento foi provocado unicamente pela água de combustão, sem considerarmos o aumento provocado pelo degelo das geleiras. Claro que, com o aumento da frota de veículos e crescimento industrial, esta cota deve ser atualmente muito maior, tendendo a crescer sempre com o progresso.

Resumindo, acredito que o Efeito Estufa está funcionando como acelerador dos fenômenos sísmicos mais recentes e, se providências não forem tomadas, estes acontecimentos tenderão a se agravar com um aumento da frequência e intensidade dos mesmos.

Totus Tuus, Maria

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
UOL > Educação > Geografia
Placas tectônicas: Movimento de placas muda relevo

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u293.jhtm
Brasil Escola > Terremotos
O que são terremotos e como eles ocorrem?

http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm
Wikipédia - A Enciclopédia Livre
Efeito estufa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Anteriores: Aquecimento Global
Água produzida durante a queima de combustíveis também afeta negativamente o clima global
O aumento da umidade relativa do ar intensifica o efeito estufa, aumenta a frequência e intensidade das chuvas, além do degelo, aumento do nível dos mares e alteração global no clima
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Anteriores
Haiti: a tragédia poderia ter sido evitada?
Soluções simples e de baixo custo na construção civil poderiam evitar a perda de tantas vidas

Coluna da Semana:
Gás carbônico
Projeto internacional pretende capturar o excesso de gás carbônico existente na atmosfera
Desenvolvido pelas principais indústrias petrolíferas mundiais com o objetivo de resolver o problema do aquecimento global, o “tiro pode sair pela culatra” e ocasionar a extinção do oxigênio da atmosfera
Ecossistema
Quanto nós dependemos do ecossistema (e quanto ele depende de nós...)
Estamos cometendo um suicídio coletivo. Se a destruição da biomassa continuar no ritmo atual, a vida animal será extinta em menos de cem anos
Efeito Estufa
Estaria o Efeito Estufa influenciando na incidência dos tremores, terremotos e vulcões?
Tais eventos nunca foram tão frequentes, nem tão repetitivos, como vem acontecendo nos últimos anos
Aquecimento
Global
Coluna sobre o meio ambiente em 2099
Nosso colunista convidado nos mostra, através de uma coluna-ficção, como poderia vir a ser o nosso dia a dia num mundo que optou por não se prevenir contra o aquecimento global

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design