Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Meio Ambiente

 

Ecossistema
Quanto nós dependemos do ecossistema (e quanto ele depende de nós...)
Estamos cometendo um suicídio coletivo. Se a destruição da biomassa continuar no ritmo atual, a vida animal será extinta em menos de cem anos
Por: Antonio Germano Gomes Pinto
Engenheiro Químico, Especialista em Recursos Naturais, Geoquímico, Especialista em Gestão e Tecnologia Ambiental, é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o autor do textoFale com o autor do texto
Fale com o autor do texto
foto colunasideia principal desta modesta coluna é a conscientização dos leitores sobre a necessidade da manutenção e conservação da biomassa*, do verde que nos cerca. Os animais, dos quais fazemos parte, precisam do oxigênio para respirar, para viver. A ausência do oxigênio no ar que respiramos representa, fatalmente, a morte.

Nós vivemos em “simbiose” unilateral com o vegetal. Dependemos do vegetal para sobreviver, mas o vegetal não precisa de nós. Muito pelo contrario, se a espécie humana fosse extinta, eliminada da face da Terra, o vegetal passaria a usufruir sua plenitude vital, livre de seu predador principal e implacável, o homem.

O vegetal, utilizando a energia solar, em presença da água, fixa o carbono do gás carbônico e libera o oxigênio, princípio vital da vida animal. É o que conhecemos como fotossíntese. A biomassa, o verde, funciona como uma usina geradora de oxigênio.

A vida animal utiliza os pulmões, através dos alvéolos, para receber o oxigênio que queima os alimentos transportados pelo sangue, gerando a energia necessária a manutenção do organismo animal. Durante a queima dos alimentos, os pulmões eliminam o gás carbônico e absorvem o oxigênio e a água.

O interessante é que o corpo animal é a única máquina capaz de gerar trabalho utilizando baixa energia, sonho do homem ainda não conseguiu em suas máquinas térmicas. Nos vegetais, o gás carbônico age de forma semelhante, fornecendo carbono que, em conjunto com a água, forma moléculas complexas como a celulose, semi-celulose, a lignina, os óleos essenciais, entre outros.

A água fornece o hidrogênio elementar que ajuda na saturação das estruturas de carbono das moléculas que compõem as estruturas vegetais. A água entra pelas raízes do vegetal, arrastando com ela os sais minerais e nutrientes necessários à vida vegetal, indo até as folhas, principais órgãos respiratórios dos vegetais. As folhas são os pulmões dos vegetais.

A “subida” da água e nutrientes até as folhas acontece devido ao efeito capilar e a evaporação. A evaporação força a subida da água até as folhas e a saída do excesso da mesma para a atmosfera, provocando a amenização do clima, condicionando o ar que respiramos. O oxigênio que respiramos tem que ser úmido e conter vapor de água, para não “queimar” nossos pulmões.

Uma árvore de porte médio, fixa em torno de cinquenta litros de água na sua estrutura e é capaz de liberar para o meio ambiente, para o ar, igual volume de água, conforme as necessidades ambientais, havendo permanente entrada e saída de água do corpo do vegetal com transporte de nutrientes.

A vida animal, além de respirar o oxigênio gerado pela biomassa, tem sua alimentação, ou melhor, sua nutrição provida também da biomassa. Precisamos também do verde para nos nutrir. Até o bife nosso de cada dia vem do animal que se nutriu da biomassa. Os animais carnívoros, indiretamente, se alimentam, também, com a biomassa ao devorar animais herbívoros.

Há, portanto, uma dependência total e absoluta da vida animal com relação à vida vegetal, e há uma independência radical da vida vegetal com relação à vida animal.

Conclusão:
Toda vez que derrubamos uma árvore, é como se cortássemos um pedaço de nosso corpo, de nossos pulmões. Por que será que o homem ainda não pensou nisso? A vida celular, a micro-fauna e a micro-flora, se extinguem quando atingem o auge do progresso e do desenvolvimento.

Será que o homo sapiens, que nada mais é que um agregado de células, está se degradando, voltando à lógica dos homens das cavernas? Estamos cometendo um suicídio coletivo. Se a destruição da biomassa continuar no ritmo atual, a vida animal será extinta em menos de cem anos.

Totus Tuus, Maria

Fotos/ilustrações: divulgação

*Biomassa (do dicionário Michaelis): Quantidade de matéria viva em forma de uma ou mais espécies de organismos, presente em determinado habitat.
Mais sobre o assunto, na internet
Biomassa br - Recursos Naturais> Noticias (30/05/2011)
Novo Código Florestal ameaça biodiversidade

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=363
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Meio Ambiente > Anteriores: Nosso planeta
O planeta Terra adoeceu...
Somente a convivência harmoniosa entre o homem e nosso planeta permitirá a sobrevivência dos dois. Caso isso não aconteça, um ou o outro, ou os dois, deixarão de existir

Coluna da Semana:
Gás carbônico
Projeto internacional pretende capturar o excesso de gás carbônico existente na atmosfera
Desenvolvido pelas principais indústrias petrolíferas mundiais com o objetivo de resolver o problema do aquecimento global, o “tiro pode sair pela culatra” e ocasionar a extinção do oxigênio da atmosfera
Ecossistema
Quanto nós dependemos do ecossistema (e quanto ele depende de nós...)
Estamos cometendo um suicídio coletivo. Se a destruição da biomassa continuar no ritmo atual, a vida animal será extinta em menos de cem anos
Efeito Estufa
Estaria o Efeito Estufa influenciando na incidência dos tremores, terremotos e vulcões?
Tais eventos nunca foram tão frequentes, nem tão repetitivos, como vem acontecendo nos últimos anos
Aquecimento
Global
Coluna sobre o meio ambiente em 2099
Nosso colunista convidado nos mostra, através de uma coluna-ficção, como poderia vir a ser o nosso dia a dia num mundo que optou por não se prevenir contra o aquecimento global

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design