Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Anteriores 15/12/10: Saúde/Acupuntura
Acupuntura diminui a incidência de dores de cabeça tensional do tipo episódica, que acomete principalmente as mulheres
Instituto de medicina tradicional chinesa, no Rio de Janeiro, oferece tratamento às pessoas que ganham até três salários mínimos e não possuem plano de saúde
Por: Dr. Márcio de Luna
Fisioterapeuta, acupunturista, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador geral do Programa de Pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunass dores de cabeça do tipo tensional episódicas acometem 87% da população geral, segundo estudo feito na Dinamarca. As mulheres acabam sofrendo mais: há estudos epidemiológicos que atestam a prevalência dessas dores de cabeça em 84% das mulheres e em 67% dos homens.

Uma alternativa eficiente para quem sofre com o problema é a acupuntura. Há mais de cinco mil anos, os chineses utilizam a terapia como meio para a prevenção e tratamento de diversos males. O método consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais conhecidos como “meridianos chineses de energia”, que percorrem todo o organismo.

A acupuntura libera peptídeos opióides endógenos como as endorfinas, endomorfinas, encefalinas e dinorfina, que são substâncias analgésicas potentes produzidas pelo próprio corpo. O método também controla a ansiedade e o estresse por agir em regiões cerebrais responsáveis pela resposta do organismo às situações que evocam esse tipo de reação.

O tratamento acupuntural pode ser potencializado com uma dieta equilibrada. Alimentos que sobrecarregam o fígado, como chocolate, amendoim, álcool, margarina, manteiga, queijos gordurosos, embutidos, enlatados e alimentos industrializados em geral, devem ser evitados por quem sofre de cefaléia tensional.

Os pontos trabalhados no tratamento dependem de cada paciente, mas geralmente, eles estão localizados na orelha e nos braços e pernas, abaixo dos cotovelos e joelhos.

Para um bom resultado no tratamento, são recomendadas duas sessões semanais, com intervalo de três dias. O tempo necessário para o controle, alívio ou cura do problema, varia em cada paciente. A média é de três meses para um alívio de mais de 90% que se auto-sustente e mais três meses com sessões semanais para a consolidação do resultado.

Existem, basicamente, dois tipos de cefaléia tensional: as episódicas e as crônicas. A dor de cabeça do tipo tensional crônica é menos comum que a episódica, acometendo 3% da população adulta. O principal sintoma dessas dores de cabeça é uma dor com pressão constante de leve intensidade, que ocorre na região frontal da cabeça.

Para quem não tem condições de arcar com os custos das sessões, o Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), no Rio de Janeiro, oferece tratamento com acupuntura, shiatsu e terapias alternativas naturais às pessoas que ganham até três salários mínimos e não possuem plano de saúde. É cobrada uma taxa simbólica de R$ 30,00, com o objetivo de cobrir custos de agulhas descartáveis, álcool, algodão, entre outros materiais usados no tratamento.

Fotos/ilustrações: divulgação
Serviço
Mais informações sobre a acupuntura podem ser encontradas no site do
Dr. Márcio de Luna

Site: www.luna.med.br
Consultório:
Rua Nossa Senhora de Copacabana, 794, sala 303. Rio de Janeiro - RJ
Fone: (21) 2257-3065
Mais sobre o assunto, na internet
Globo.com > O Globo > Saúde
Terapia alternativa: Acupuntura é melhor que aspirina para tratar dor de cabeça

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/12/02/
acupuntura_melhor_que_aspirina_para_tratar_dor_de_cabeca-586812979.asp
Instituto de Medicina Tradicional Chinesa - IBMTC/ABA-RJ
Entidade voltada exclusivamente para o ensino, pesquisa, extensão e divulgação da acupuntura e da medicina tradicional chinesa
http://www.abarj.com.br/ibmtc.htm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores > Saúde/Acupuntura
Acupuntura alivia os sintomas de depressão durante a gravidez
Muitas mulheres já recorrem à terapia para aumentar as chances de engravidar, como as celebridades Jennifer Aniston e Celine Dion, que ficou grávida logo após se submeter às sessões
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Saúde/Acupuntura
Acupuntura reduz ondas de calor provocadas pela menopausa
Pesquisa revela que a acupuntura é tão eficaz quanto o uso de medicamentos no controle dos sintomas da menopausa, além de não causar efeitos colaterais indesejados

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia