Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
01/04/11: Saúde/Envelhecimento
Cuidados para os jovens que querem ser idosos saudáveis e felizes
O envelhecimento é fisiológico e natural e precisamos aprender a entendê-lo, o que não pode acontecer é o envelhecimento e empobrecimento de espírito
Por: Maria Cristina Diniz Gonçalves Ezequiel
Médica, formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, com pós-graduação em Geriatria e Gerontologia, professora da FMP, trabalha com idosos há 11 anos e é colunista convidada do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunaspopulação brasileira está envelhecendo. Segundo dados do IBGE, até 2050 estima-se que os idosos representarão mais de 22% da população e isso significa que haverá cerca de 172 idosos para cada 100 crianças. Em quinze anos, o nosso país será o sexto em maior número de idosos. O envelhecimento é inevitável para todos e os jovens, que são maioria hoje, e serão a maioria idosa dentro de quarenta anos.

Esse é o momento de tomar certos cuidados para ter uma velhice saudável. Após onze anos trabalhando com idosos, gostaria de destacar algumas preocupações importantes para manter seu corpo funcionando perfeitamente ao longo dos anos: é crucial não fumar, não usar drogas ilícitas ou abusar das lícitas, manter desafios intelectuais e cognitivos constantemente, praticar exercícios e fazer check-ups sempre.

A alimentação precisa ser balanceada desde muito antes da chegada da terceira idade. Alimentar-se bem durante toda a vida, ingerindo frutas, legumes, evitando sal, frituras e açúcares em excesso, diminui os riscos de doenças como a hipertensão e doenças coronarianas, por exemplo.

A prática de exercícios físicos constantemente pode ajudar a prevenir osteoporoses, osteoartroses e até o diabetes. Além disso, o bom humor e a descontração, em detrimento do stress que pode causar a rotina de trabalho árduo, contribuem para a prevenção dessas doenças.

Não é apenas o corpo que precisa estar em forma, a mente também precisa de atividade constante. A leitura, o aprendizado de novas línguas ou instrumentos, a prática de atividades sociais e atividades que trabalhem a coordenação, como dança e trabalhos manuais, devem ser praticados sempre, pois essas atividades ajudam a manter as capacidades motoras e cognitivas quando idosos.

Outro fator que pode ser determinante no momento na prevenção e cura de doenças é o bom humor, a felicidade e a crença em sua própria saúde. O envelhecimento é fisiológico e natural e precisamos aprender a entendê-lo. O que não pode acontecer é o envelhecimento e empobrecimento de espírito.

Ilustração: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Faculdade de Medicina de Petrópolis
http://www.fmpfase.edu.br/
Bem Estar da Mulher > Guia de saúde feminina para todas as idades
Envelhecimento Saudável

http://www.bemestardamulher.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=56&Itemid=25
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio
Leia mais sobre alimentação e cuidados para a saúde
Diálogo Aberto > Esporte e Lazer
Leia mais sobre a prática de esportes no cuidado de sua saúde

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia