Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Saúde e Equilíbrio
Alimentação/Natal
Como manter a forma e a saúde nas festas de final de ano?
Embalados pela gostosuras dispostas à mesa, acabamos ganhando alguns “quilinhos” a mais, além da sensação de mal-estar devido à quantidade de gordura das preparações
Por: Ana Beatriz Borges Pereira
Técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Paula Souza e estudante de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasfinal do ano chegou e, como sempre, nas festas de Natal e Ano Novo, embaladas pela reunião da família e pela quantidade de gostosuras dispostas à mesa, as pessoas comem em excesso e bebem demais. E a consequência são os “quilinhos” a mais, ou até mesmo uma sensação de mal estar devido à quantidade de gordura das preparações.

Por isso, mesmo quem não tem facilidade para ganhar peso precisa tomar alguns cuidados para manter uma alimentação saudável e de qualidade, independente de ceiar em casa ou com os amigos.

Não há nada de errado em festejar, desde que com atitudes mais saudáveis. A começar pelos horários das refeições, que devem ser mantidos. Muitas pessoas têm a ilusão de que, pulando as refeições, poderão compensar o excesso de alimento na ceia.

Aí que se enganam. De estômago vazio, o apetite será muito maior, por isso, o ideal é fazer uma refeição leve um pouco antes da ceia, mesmo estando sem fome. Consuma alimentos de baixa caloria, como uma fruta, carnes brancas ou pão integral.

Quando estiver diante dos pratos suculentos de Natal, comece a se servir após decidir realmente o que lhe agrada mais na mesa. Dê preferência aos alimentos menos gordurosos e, só então, coloque-os no prato. Não é necessário experimentar todos os pratos. Uma dica é começar a refeição pelas saladas, ricas em fibras que ajudam a saciar a fome.

Quem está fazendo regime deve optar por saladas de folhas com molho de iogurte ou vinagrete, carnes brancas – como chester ou peru – e frutas, e moderar nas castanhas e nozes, que são fontes de proteínas, mas muito calóricas.

Um cuidado maior deve ser tomado com o consumo exagerado de bebida alcoólica. Além de estimular o apetite, o álcool pode causar desidratação, por isso intercale o álcool com sucos e água.

Outra dica é trocar a sobremesa por frutas. É difícil resistir à tentação quando aquelas sobremesas maravilhosas são servidas, mas, para conseguir manter a forma, é melhor manter o controle e substituí-las.

E, para quem irá preparar a ceia, o ideal é ficar atento na escolha do que irá servir e lembrar sempre de que, quanto mais colorida, mais nutritiva e gostosa será a refeição.

Um excelente final de ano a todos, Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Abril.com > Planeta Sustentável > Atitude > Natal Regional
A ceia brasileira
Além de valorizar os sabores e raízes de nosso país, usar ingredientes locais é a melhor forma de ter uma ceia de fim de ano mais solidária às pessoas e ao meio ambiente - sem esquecer as tradições
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Alimentação - Natal
Ceia tropical
Por que não inovar e fazer as Ceias de Natal e Ano Novo com ingredientes regionais?
Diálogo Aberto > Saúde e Equilíbrio > Anteriores: Alimentação - Natal
Peru e Panetone, dois “convidados” que não podem faltar no Natal
A Ceia de Natal não precisa ser feita com ingredientes caros. Com criatividade, podemos agradar a todos e proporcionar momentos felizes àqueles que amamos

Outras Colunas

Destaque
Novidade no site: receitas!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia