Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar à coluna da semana...
Saúde e Equilíbrio > Medicina farmacêutica
Medicamentos manipulados
 

Coluna 6

Manchas, sardas, pintas...
Você sabia que o uso de perfumes e até respingos de limão durante a exposição ao Sol podem causar manchas na pele? Conheça os tipos de manchas e alguns produtos para proteção solar
Especial! Especial: Veja, na continuação da matéria,
sugestões de produtos para proteção solar
Por: Drª Tatiani Tamborino Mazulis
Farmacêutica Bioquímica pela Faculdade Medicina ABC e Coordenadora de VR da Farmácia Nova Gerty – CRF-SP 60.514
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunaspele tem células especiais chamadas melanócitos, que tem como função produzir uma substância escura que se difunde por toda a pele, a melanina.

Esta substância tem ligação com a cor da pele e com seu nível de sensibilidade aos raios solares. Nas pessoas albinas (extremamente brancas), existe uma deficiência na produção de melanina. Por este mesmo motivo (deficiência de melanina), os albinos são muito sensíveis ao Sol, já as pessoas negras têm maior produção de melanina e, consequentemente, tom de pele mais escuro e menos sensibilidade ao Sol.

Quando a distribuição da melanina torna-se irregular na pele, surgem as manchas, que são áreas mais escuras ou mais claras.

Manchas

Os médicos utilizam o termo mácula para referirem-se às manchas. Elas são quaisquer mudanças na cor normal de pele da pessoa. Estas alterações podem ser mais claras em relação ao tom de pele (hipocrômicas) ou então mais escuras (hipercrômicas).

Estas mudanças, para escurecimento ou clareamento, podem ser causadas, respectivamente, pelo aumento ou diminuição da quantidade da melanina e melanócitos em determinada área da pele. Algumas vezes, estas mudanças de cor podem aparecer de forma avermelhada. Nestes casos, são causadas pelo aumento do número de vasos debaixo da pele (hemangioma). São comuns em crianças, principalmente nos recém nascidos. As manchas também podem ser artificiais, como, por exemplo, as tatuagens.

Sardas

As sardas, ou efélides, são manchas pequenas que se parecem com pontos. Por isso, são chamadas pelos médicos de manchas puntiformes. Nestes pontos, têm-se um aumento da quantidade de melanina.

Existe uma tendência familiar para o desenvolvimento de sardas. Elas surgem, principalmente, nas pessoas de pele clara e ruivas (fototipos I e II), nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como rosto, ombros e colo.

As sardas escurecem durante o verão e quase desaparecem no inverno, quando não há exposição ao Sol.

Não há risco de evolução das sardas para melanoma (câncer de pele). No entanto, como o surgimento das sardas é mais frequente em pessoas que têm menos proteção natural contra os raios solares, é importante que estejam atentas ao surgimento de outras manchas suspeitas. Caso haja alguma dúvida, devem procurar um dermatologista.

As pessoas que têm sardas precisam proteger-se mais quando se expõem ao Sol, pois estão mais sujeitas a queimaduras. Um exagero pode provocar o envelhecimento precoce da pele.

Manchas Senis

São manchas que aparecem na pele das pessoas com idade mais avançada. São causadas pela exposição ao Sol (melanoses solares). Como os efeitos do Sol são cumulativos, estas manchas costumam aparecer após os 45 anos de idade. Por isso, são relacionadas com a senilidade.

As manchas senis são acastanhadas, de tamanhos diversos, mas sempre maiores que as sardas. Seus limites são precisos e aparecem em maior quantidade nas áreas expostas ao Sol, como rosto, antebraços e dorso das mãos. Praticamente não há chances de transformação para o melanoma. Geralmente são tratadas por questões estéticas.

Mancha de Gravidez

Existem alguns tipos de manchas grandes acastanhadas na face, que têm o Sol como fator desencadeante. São chamadas pelos médicos de melasmas. Surgem principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. Aparecem principalmente nas mulheres, mas também podem acometer os homens. Alguns fatores que influenciam seu surgimento são: uso de anticoncepcionais, tendências genéticas e características raciais. As alterações hormonais provocadas neste período, associadas à exposição solar, levam ao seu surgimento.

Manchas Brancas

Muitas hipocromias (manchas brancas) representam doenças de pele, como Vitiligo, Hanseníase, Pitiríase versicolor, dentre outras. Algumas delas até se beneficiam de um pouco de Sol. Outras precisam de tratamento com antibióticos específicos e acompanhamento através de exames de laboratório, pois podem trazer consequências graves para a sua saúde.

Também existem manchas claras que surgem devido à exposição solar. São elas:

- Leucodermia pontuada (ou punctata)
São manchas claras e pontuais, localizadas principalmente nas pernas e braços. Costumam surgir em pessoas que tiveram exposição solar intensa e prolongada durante a vida. Aparecem em decorrência da menor atividade do melanócito, devido a seu envelhecimento.

- Pitiríase alba ou eczemátide
São manchas hipocrômicas, arredondadas, maiores que 1 a 2cm, de bordas irregulares, que se distribuem na face, tórax, dorso e braços. Em geral, são um pouco mais ásperas que o restante da pele. Não tem qualquer relação com o “pano branco” ou pitiríase versicolor, que é causada por um fungo.

Pinta ou Sinal

“Pinta” (ou “sinal”) é sinônimo de nevos (ou nevus) pigmentados. Nevos são um aumento no número de células na pele, que podem ser pigmentadas ou não. Aparecem desde o nascimento (congênitos), ou durante a vida (adquiridos). Na maioria das vezes, são benignos, pois não têm características de câncer.

No entanto, algumas pintas e manchas (lentigos) são formadas por um acúmulo de células que, em alguma época da vida, podem sofrer transformação cancerígena. O câncer no qual elas podem se transformar é o melanoma.

A grande maioria das pintas aumenta de volume durante a vida. Isso não significa que elas irão transformar-se em melanoma. É importante fazer um exame regular destas pintas. Uma transformação maligna é indicada por alteração na cor, aumento do diâmetro ou irregularidade das bordas.

Substâncias Fotossensibilizantes

Perfumes, refrigerantes e frutas como o limão, a laranja, a tangerina e o figo contêm substâncias fotossensibilizantes, ou seja, tornam-se reativas ao entrar em contato com o Sol.

Estas substâncias provocam uma “alergia” ou até “queimadura” na pele, que fica com manchas avermelhadas, acastanhadas e até mesmo com bolhas, acompanhadas ou não de coceira e ardência no local.

Como depende da exposição da pele ao sol e ao contato com as substâncias fotossensibilizantes, as áreas mais comumente afetadas são o dorso das mãos, colo e os lábios. Podem ter formato irregular ou pontilhado, causado por respingos de limão espremido. Portanto, evite colocar perfumes ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao Sol.

Cuidados no uso de medicamentos

foto colunasExistem remédios despigmentantes, muitas vezes usados sem orientação médica para efeitos estéticos. Cuidado: você pode estar ocultando características de doenças mais graves. Consulte um dermatologista, e não use nenhum medicamento sem indicação de um especialista.

As manchas de Sol podem ser tratadas, mas sempre sob orientação do dermatologista. Tratamento significa melhorar, nem sempre eliminar definitivamente. Dependendo do caso, são indicadas substâncias despigmentantes e /ou ácidos, peelings superficiais ou até mesmo laser ou luz intensa pulsada.

Mas lembre-se: o melhor a fazer é sempre prevenir! Se você não tem uma mancha solar, use protetor solar sempre. Se você já tem, evite novas... Insista no protetor!
 
continuação da matéria...

Clique aqui
para ver, na continuação desta matéria,
sugestões de alguns produtos adequados para proteção solar

Nota: As informações sobre saúde apresentadas nesta coluna são fornecidas somente para fins informativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médico e paciente.

Fotos/ilustrações: divulgação

Mais sobre o assunto, na internet
Biomarine - Produtos Dermocosméticos
http://www.linhabiomarine.com.br/
Saúde Total
Artigos, eventos, notícias, links e profissionais de saúde

http://www.saudetotal.com.br/
Medic Delivery
Entrega de medicamentos em domicílio
http://www.medicdelivery.com.br/
Farmácia Nova Gerty - NG Shopping
Produtos para cabelos, corpo e banho, dermocosméticos, maquiagem, perfumes, entre outros
http://www.ngshopping.com.br/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Medicina farmacêutica > Medicamentos manipulados > Coluna 6 (continuação)
Manchas na pele
Sugestões de alguns produtos adequados para proteção solar
Saúde e Equilíbrio > Medicina farmacêutica > Medicamentos manipulados > Coluna 3
A pele e seu envelhecimento
A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os outros órgãos, também está sujeita ao envelhecimento. Saiba o que causa este processo e como tratá-lo

Apoio Cultural

Farmácia Nova Gerty / Medic Delivery
Farmácia Nova Gerty
Medic Delivery

Entrega de medicamentos em domicílio
Televendas
Grande SP:
(11) 4233-3001
Demais regiões: 0800-885-5614

Outras Colunas

Coluna 7
Conheça um pouco sobre a Ginkgo biloba, utilizada na homeopatia e fitoterapia
Os extratos da planta ajudam a tratar e prevenir degeneração e envelhecimento precoce da pele e do organismo, enxaqueca e circulação arterial, fadiga mental e debilidade muscular
Coluna 6
Manchas, sardas, pintas...
Você sabia que o uso de perfumes e até respingos de limão durante a exposição ao Sol podem causar manchas na pele? Conheça os tipos de manchas e alguns produtos para proteção solar
Coluna 5
Mulheres também podem ficar carecas?
A calvície é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas pode, também, afetar as mulheres. A herança genética pode vir tanto do lado da mãe como do pai
Coluna 4
Osteoporose: o que é e como preveni-la
A mudança de estilo de vida é uma das primeiras recomendações para as pessoas com osteoporose, o que inclui a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável
Coluna 3
A pele e seu envelhecimento
A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os outros órgãos, também está sujeita ao envelhecimento. Saiba o que causa este processo e como tratá-lo
Coluna 2
Nutrientes necessários para uma nutrição completa e balanceada
A rotina agitada do dia a dia acaba levando a uma redução da ingestão de alguns nutrientes, comprometendo o organismo. O uso de suplementos nutricionais pode ajudar a manter uma vida saudável e com qualidade

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia