Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Odontologia...
Saúde e Equilíbrio > Odontologia
Paixão pelo seu sorriso

Coluna 11

Agende uma avaliação!
“Cadê a gengiva que estava aqui?”
A retração gengival, causada por escovação inadequada, inflamação da gengiva, entre outros fatores, gera um aspecto antiestético ao sorrir ou falar, o que é altamente prejudicial à sua autoestima
Por: Paulo Zahr
Formado em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista e especialista em Implantes, é fundador e presidente da Odontocompany (CRO 44.508)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunas

A exposição total da raiz aumenta as chances do aparecimento de cáries, e até mesmo da perda do dente nos casos de doença periodontal

urante a escovação, você usa a escova com muita força contra os dentes? Ao comprar uma escova nova, você prefere aquelas com cerdas duras? Costuma ranger os dentes, roer unhas ou ficar mordendo objetos, como lápis, por exemplo?

Velhos hábitos, às vezes, são difíceis de mudar... Mas, se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas acima, você é um candidato a ter retração gengival, um deslocamento da gengiva que provoca a exposição da raiz do dente.

Entre as principais causas do problema estão o traumatismo por escovação, causado por fazer muita força contra os dentes e usar escova de cerdas duras, a inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana e o defeito ósseo.

Aspecto antiestético pode prejudicar a autoestima

Outro agente comum da retração gengival é o mau posicionamento dentário – normalmente notado por volta dos 10 anos de idade. Isso significa que um dente pode protruir (ser projetado para frente) quando os permanentes começam a forçar a gengiva. Há ainda mais causadores da retração, como trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou restaurações “altas”), movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta, pouca espessura do osso que recobre a raiz, gengiva fina, próteses mal adaptadas e hábitos nocivos (ranger os dentes, roer unhas e morder objetos como lápis).

“A retração gengival pode gerar dificuldades de higienização, inflamação gengival, hipersensibilidade radicular provocada por estímulos térmicos ou contato, sensibilidade gengival durante a escovação ou a mastigação e aspecto antiestético ao sorrir ou falar, o que é altamente prejudicial à autoestima do paciente”, explica a especialista em periodontia e franqueada da OdontoCompany Campo Grande, no Rio de Janeiro, Aline Gomes Silva.

Segundo a profissional, também existe o risco de exposição total da raiz, aumentando as chances do aparecimento de cáries, e até mesmo da perda do dente nos casos de doença periodontal. “Nesse caso, o paciente não perde apenas altura de gengiva, mas também de osso”, completa.

Boa notícia

A boa notícia é que existe tratamento para a retração gengival. Segundo o cirurgião-dentista e franqueado da OdontoCompany Andradina, no interior de São Paulo, Alexandre Milanezi Nogueira, assim que for identificada a origem do problema, é possível determinar o melhor tratamento.

“Em alguns casos, a retração gengival pode ser coberta por meio de uma cirurgia, com técnicas específicas e que trabalha em um ou dois dentes, no máximo. Quando a operação não é possível, aí é preciso focar o tratamento na redução e no controle da sensibilidade”, diz o especialista.

De acordo com Nogueira, o paciente também deve tentar evitar a evolução da retração gengival por meio da escovação adequada, da limpeza regular, da eliminação de hábitos nocivos e, se for o caso, corrigindo a má posição dentária com o uso de aparelho ortodôntico.

Fotos/ilustrações: divulgação
Fonte: OdontoCompany

Serviço
OdontoCompany
Rede de clínicas odontológicas com mais de 200 franquias em todo o Brasil

Em seus 24 anos no mercado, a OdontoCompany atende todas as áreas da odontologia com os melhores profissionais, excelente infraestrutura, higiene e segurança
http://www.odontocompany.com
Mais sobre o assunto, na internet
Minha Vida > Saúde > Odontologia
Evite oito hábitos que deixam os dentes sensíveis
Alimentos ácidos e recessão da gengiva podem agravar as dores
Abril.com > M de Mulher > Saúde > Saúde bucal
As 5 características principais da escova de dentes ideal
Você sabe qual é a melhor escova de dentes para manter a sua saúde bucal? Confira as principais características recomendadas pelos especialistas - antes, porém, vale lembrar que, seja qual for o modelo, a escova deve ser trocada a cada três meses...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Odontologia > Anteriores > Colesterol
Você sabia que manter a boca saudável pode ajudar a evitar o colesterol alto?
Ao higienizar bem os dentes e a gengiva, eliminamos bactérias que poderiam facilmente cair na corrente sanguínea e, com isso, aumentar a carga inflamatória no corpo e, consequentemente, os níveis de LDL, ou “colesterol ruim”
Saúde e Equilíbrio > Odontologia > Cidadania - Canal de dúvidas do leitor
Novo canal do Portal responde a dúvidas sobre a saúde bucal na 3ª idade
“Posso fazer um implante em qualquer idade? Existem planos de cobertura para este procedimento?” O Dr. Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, responderá, individualmente, estas e outras perguntas enviadas pelos internautas do Portal

Apoio Cultural

OdontoCompany - Paixão pelo seu sorriso
OdontoCompany
Paixão pelo seu sorriso

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design