Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Odontologia...
Saúde e Equilíbrio > Odontologia
Paixão pelo seu sorriso

Coluna 13

Agende uma avaliação!
O flúor é um aliado da boa saúde bucal, mas use-o com moderação
A substância não tem contraindicação e, quando usada corretamente, ajuda no controle e no tratamento da cárie. Porém, seu uso além da conta pode levar à toxicidade
Por: Paulo Zahr
Formado em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista e especialista em Implantes, é fundador e presidente da Odontocompany (CRO 44.508)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunas

Em casa, a utilização do flúor dá-se por meio das pastas de dente, dos enxaguantes bucais e da água encanada

mportante aliado da odontologia no controle e no tratamento da cárie em seus estágios iniciais, o flúor, encontrado nos cremes dentais, nos enxaguantes bucais e na água encanada da maioria das cidades brasileiras, por ser um medicamento, não deve ser utilizado de forma indiscriminada e sem a prescrição de um especialista.

“Quando usada corretamente, a fluoretação é considerada como a mais efetiva conduta para a prevenção e o controle de cárie dental. Aliam-se também a estes aspectos importantes efeitos preventivos e terapêuticos no combate às infecções periodontais, na manutenção da saúde e na redução da placa bacteriana”, garantem os dentistas e franqueados da OdontoCompany Teresópolis, no Rio de Janeiro, Alexandre Rodrigues, Thallys Siqueira e Thayane Siqueira.

No consultório dentário

Nos consultórios dentários, a aplicação tópica da substância, encontrada em forma de verniz, espuma e gel, é feita de acordo com a necessidade do paciente. “Nos que têm alto risco de cárie, é a cada dois ou três meses, e nos com baixo índice, a cada seis meses mais ou menos”, comenta a dentista e responsável técnica da OdontoCompany Guarulhos, na Grande São Paulo, Karen Tereza Altieri.

O modo de aplicação na clínica é feito da seguinte forma: em primeiro lugar realiza-se a profilaxia (limpeza) para remover as placas, pois o produto precisa entrar em contato com o dente, caso contrário não terá efeito; depois os dentes são secos com o jato de ar e aí o especialista passa o flúor. O tempo de ação varia entre um e três minutos e o paciente não pode engolir. Após o período determinado, a pessoa cospe o excesso e deve ficar 30 minutos sem comer e nem beber, inclusive água.

Em casa

Em casa, por sua vez, a sua utilização dá-se por meio das pastas de dente – as comercializadas no País apresentam uma concentração que varia entre 1.100 e 1.500 ppm (parte por milhão) e estão de acordo com as normas exigidas pelas agências de vigilância em saúde –, dos enxaguantes bucais e da água encanada.

O uso do flúor não tem contraindicação, porém, não é recomendável exagerar. Os profissionais da OdontoCompany Teresópolis dizem que, como acontece com toda substância, seu uso além da conta leva à toxicidade. E eles citam alguns sintomas: náuseas, dores abdominais, diarreia e aumento da salivação. “Em relação à estrutura dentária, sua utilização em abundância pode causar fluorose dental, uma manifestação clínica caracterizada por manchas esbranquiçadas que aparecem nos dentes, geralmente de forma simétrica”, explicam os dentistas.

Cuidados com as crianças

No caso das crianças, mesmo o flúor sendo indicado o mais precocemente possível, é preciso que os pais e avós fiquem sempre de olho. Isso porque as que estão na fase de formação dos dentes permanentes, normalmente gostam de ingerir os cremes dentais coloridos, com diferentes gostos e aromas. Outra situação que costuma acontecer com frequência é o pequeno não conseguir cuspir durante a escovação e, com isso, engolir a pasta. “Durante a higienização bucal, a supervisão de um adulto é fundamental”, complementa Karen.

Fotos/ilustrações: divulgação
Fonte: OdontoCompany

Serviço
OdontoCompany
Rede de clínicas odontológicas com mais de 200 franquias em todo o Brasil

Em seus 24 anos no mercado, a OdontoCompany atende todas as áreas da odontologia com os melhores profissionais, excelente infraestrutura, higiene e segurança
http://www.odontocompany.com
Mais sobre o assunto, na internet
Colgate - Centro de Informações de Saúde Bucal e Dental > Artigos > Flúor
O que é flúor?
O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Odontologia > Anteriores > Hipersensibilidade dentinária
Você sente um choque nos dentes quando toma água gelada?
Se você sofre só de pensar em tomar um sorvete ou uma bebida muito quente, o seu problema pode ser hipersensibilidade dentinária
Saúde e Equilíbrio > Odontologia > Cidadania - Canal de dúvidas do leitor
Novo canal do Portal responde a dúvidas sobre a saúde bucal na 3ª idade
“Posso fazer um implante em qualquer idade? Existem planos de cobertura para este procedimento?” O Dr. Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, responderá, individualmente, estas e outras perguntas enviadas pelos internautas do Portal

Apoio Cultural

OdontoCompany - Paixão pelo seu sorriso
OdontoCompany
Paixão pelo seu sorriso

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design