Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Página inicial de Direitos da 3a. Idade
Direitos da 3a. Idade

Dia da Mulher - Reflexão

Todo dia é Dia da Mulher! E ponto!
De inegável importância na nossa vida e na sociedade, a mulher resplandece por si própria, independente da existência de uma data na folhinha... Então, de onde veio o dia?
Por: Thiago Bonatto Longo
Advogado, trabalha com causas cíveis, familiares, empresariais e trabalhistas na Advocacia Assessoria Jurídica (OAB/SP 220.148)
Fale com as colunistasFale com o colunista
Fale com o colunista

foto colunas


hegando o dia 8 de março me pus a escrever sobre o Dia Internacional da Mulher, quando, de repente, me fiz a pergunta: mas afinal de contas, por que é mesmo que temos um dia das mulheres???

De inegável importância na nossa vida e na sociedade, a mulher resplandece por si própria, independente da existência de uma data na folhinha... Então, de onde veio o dia? Pedi socorro para a Wikipédia*, que diz o seguinte:

Wikipédia, a enciclopédia livre
Dia Internacional da Mulher


foto colunas“O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

Entretanto, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração.

O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino, ocorrida em 8 de março de 1857 – segundo outras versões, em 1908. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.”

Hipótese mais simples tende a ser a mais correta

foto colunasUm frade franciscano, filósofo e teólogo escolástico inglês, William de Occam (ou Guilherme de Ockham; 1285-1347), criou uma teoria chamada “Navalha de Occam”, um princípio científico e filosófico que propõe que, entre hipóteses formuladas sobre as mesmas evidências, é mais racional acreditar na mais simples. Ou seja: diante de várias explicações para um problema, a mais simples tende a ser a mais correta. O filósofo não foi o primeiro a pregar isso: Aristóteles já fazia o mesmo no século 4 a.C.

Com tantos motivos, tanta informação, tanta opção para justificar a existência do Dia da Mulher, a teoria de Occam me ajudou a “cortar” – com sua “navalha mental” – a complicação e, finalmente, descobrir a simples verdade: todo dia é Dia da Mulher! E ponto.


Fotos/ilustrações: divulgação
*Wikipédia: enciclopédia livre, disponível na internet, de amplo escopo, construída por milhares de colaboradores de todas as partes do mundo
Mais sobre o assunto, na internet
Wikipédia, a enciclopédia livre
Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Dia da Mulher - Homenagem (23/02/2015)
Mulheres no Portal
No mês do Dia Internacional da Mulher, conheça algumas das mulheres que já foram notícia no Portal Terceira Idade

Tire suas dúvidas

Fale com nossos advogados
Fale com os advogados do Portal
Tire suas dúvidas sobre causas cíveis, familiares, empresariais e trabalhistas

Outras Colunas

Coluna da Semana
Voltar para
coluna da semana

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design