Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Clique aqui para voltar à 1a. pag. de Direitos da 3a. Idade

Transporte

Embarque preferencial no Metrô de São Paulo
Reclamações de idosos, gestantes e cadeirantes viabilizam criação de nova norma
Por: Lionete Limaa
Advogada e Consultora de Direitos da Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasma pesquisa realizada pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) possibilitou a criação do "Embarque Preferencial" no Metrô de São Paulo, que passou a vigorar a partir do dia 30 de novembro passado.

A pesquisa destacou reclamações há muito existentes feitas por usuários idosos, mulheres grávidas, mulheres com crianças de colo (com até 5 anos) e pessoas com mobilidade reduzida sobre a lotação dos trens nos horários de pico.

Uma sinalização específica será criada, mas não haverá nenhum instrumento, como grades, para impedir que outras pessoas entrem no vagão. Os idosos, cadeirantes e mulheres grávidas não serão impedidos de entrar em outros vagões, se quiserem. O Metrô diz que está fazendo uma campanha de conscientização junto aos usuários.

O controle do fluxo é realizado de segunda à sexta, das 6h às 9h da manhã e das 16h às 19h, horários do pico, e é realizada por agentes de estação e de segurança, que utilizam megafones para reforçar a organização dos embarques preferenciais, segundo a assessoria de imprensa do Metrô.

As mudanças acontecem em cinco pontos da rede, nas estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Sé, Luz e Paraíso. Em duas das quatro portas do primeiro vagão, o acesso será exclusivo para este público. Os demais usuários terão acesso livre nas demais 51 estações. A iniciativa será estendida gradativamente para outras estações.

“É preciso evitar a superlotação do vagão no novo esquema, já que, em outras estações, o embarque de mais passageiros será permitido. A medida é boa, mas é importante que haja respeito e vasta divulgação", afirma Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da OAB-SP.

“Aprovo a idéia, mas, além do embarque exclusivo, é preciso que se crie um espaço isolado dentro do vagão do Metrô para deficientes físicos e idosos. No horário de pico, os cadeirantes são praticamente esmagados", destaca Mara Gabrilli, vereadora do PSDB.

Foto: Divulgação
Saiba mais:
Portal do Governo do Estado de São Paulo
SP Notícias > 10/12/2007: Estações da linha D recebem operação embarque preferencial

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=90107
Globo.com > Vídeos > Bom Dia São Paulo (entrevista em vídeo)
30/11/2007: Começa operação Embarque Preferencial

Governador José Serra diz que objetivo da operação é facilitar o acesso ao transporte público de mulheres grávidas e acompanhadas de crianças, idosos e portadores de deficiência
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM760544-7823-
COMECA+OPERACAO+EMBARQUE+PREFERENCIAL,00.html

Outras Colunas

Coluna da Semana
Voltar para
coluna da semana

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design