Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Página inicial de Direitos da 3a. Idade
Direitos da 3a. Idade

Reflexão

Minha avó materna...
Estreio minha coluna no Portal com lembranças de infância, dos meus pais e avós, que me ensinaram que a boa educação manda que primeiro eu me apresente e, depois, inicie uma conversa
Por: Thiago Bonatto Longo
Advogado, trabalha com causas cíveis, familiares, empresariais e trabalhistas na Advocacia Assessoria Jurídica (OAB/SP 220.148)
Fale com as colunistasFale com o colunista
Fale com o colunista

foto colunas


lá! Fui gentilmente convidado por minha amiga Tony Bernstein, coordenadora do Portal Terceira Idade, para começar a escrever nesta coluna. Bem, muitas coisas vieram em mente, assuntos de interesse, temas atuais, etc.

Mas, para ser bem honesto, o que acabou prevalecendo foi a lembrança de infância, onde meus pais e avós me ensinaram que a boa educação manda que primeiro eu me apresente e, depois, inicie uma conversa, certo?

Clique aqui para enviar uma mensagem para mim...Pois bem. Sou Thiago Bonatto Longo, advogado, marido, filho e neto, vindo de uma família com mistura de espanhol com italiano – o que causa uma tremenda bagunça, porque junta teimosia com ópera...

Trabalho com causas cíveis, familiares, empresariais e trabalhistas já há mais de 10 anos e venho me interessando cada vez mais pela temática do idoso. Explico meu interesse facilmente, ainda que de forma pesarosa.

Minha avó materna

Minha avó materna padeceu do Mal de Alzheimer até seu falecimento, no ano passado. Neste trajeto tão duro, ela veio a necessitar de diversas intervenções de natureza jurídica. Tanto para ser declarada civilmente incapaz, nomeando-lhe curador, quanto para obter da Secretaria de Saúde a medicação de alto custo e alimentação especial de que necessitava – que pode se tornar muito caro para a família.

Gostaria, então, de agora em diante, de compartilhar com os leitores desta coluna minhas experiências e como encontrei formas de lidar com as barreiras e dificuldades para conseguir, através da justiça e processos administrativos, os benefícios para dar a melhor qualidade de vida a ela e também aos cuidadores.

Tratarei, então, de temas como amparo assistencial LOAS, pedidos de reajuste de aposentadoria a enfermos acamados, obtenção de remédios e alimentação, questões sobre FGTS, pensão alimentícia para o idoso e outros de interesse da população que mais cresce no Brasil, e na qual pretendo estar inserido um dia.

Dúvidas dos internautas do Portal

A partir desta coluna, estarei respondendo a dúvidas gerais dos internautas do Portal sobre direitos da 3ª idade (clique na minha foto, ou em 'Fale com o colunista', acima) e as responderei o mais breve possível.

Grande abraço a todos, e espero honestamente que haja proveito prático nesta coluna para muitos. Até a próxima!

Fotos: Arquivo pessoal
Ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Cuidar de idosos > Direitos > Artigos
Garantias legais aos portadores da doença de Alzheimer

Manual mostra como buscar direitos, possibilitando tornar mais digna a vida diária dos que convivem com a doença
http://www.cuidardeidosos.com.br/garantias-legais-aos-portadores-da-doe...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Psicologia - Alzheimer
Doença de Alzheimer: sintomas e sentimentos
O familiar deve evitar a sobrecarga emocional, física e social que ocorre ao atender o portador de Alzheimer, buscando ajuda, informações e suporte emocional em grupos de apoio familiar

Tire suas dúvidas

Fale com nossos advogados
Fale com os advogados do Portal
Tire suas dúvidas sobre causas cíveis, familiares, empresariais e trabalhistas

Outras Colunas

Coluna da Semana
Voltar para
coluna da semana

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design