Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Espaço Livre
Espaço Livre

Mensagens

voltar à página anterior

Título/Texto Autor/
Cidade/
Estado/
Idade
Postado E-mail
O INDEFECTÍVEL!

A humanidade é um aglomerado de contradições, onde o comportamento individual às vezes é ilibado e, em outras ocasiões... Venal! Todavia, sempre procurando o coletivo, ora o putrefazendo, ora o dignificando, contudo, quase sempre tendo as suas facetas estranhadas no "bem" ou no "mal".
Um "espremedor" monumental que conseguisse separar o "trigo do joio", certamente, acabaria por mesclar os bons aos maus e vice-versa, com o contraditório continuando a atuar em ambas às partes compactadas, ocorrendo, tão somente, um agrupamento de "menos maus" e um outro de "menos bons".
O caminho em direção do coletivo tem várias vertentes a serem tomadas: Os mais maldosos ou pusilânimes procuram o caminho mais fácil e a "porta mais larga", a esses, os acenos das margens corruptoras e sugadoras os absorve e passam juntos com ele no vão quimérico da união dos quase sempre desiguais caminhantes, quando chegam à coletividade, estão numa argamassa de imundices e de mediocridade.
Os mais castos, honestos e de moral ilibada, chegam ao coletivo pelos caminhos árduos e pela "porta estreita ", tal processo, mais difícil e prolongado, ocorreu pela esquiva aos " acenos maldosos e enganosos das margens " entretanto, apesar de "menos maus ", terão que seguir os ditames da maioria, no entanto, se ela for de "menos maus" poderá ter a sua moral diferenciada e o seu comportamento controlado, todavia, sendo de "menos bons", poderá acabar num recanto da coletividade cercado de muros e sempre em prontidão para não sucumbir.
O homem, quase que "desde sempre", é ofuscado pelas luzes da fortuna e do dinheiro fácil, bem como, da passarela de orgulho, egoísmo e fama e, para conseguir vantagens, coloca-se como um compressor do seu próximo, também, carregando a inveja de galgar degraus mais altos na sociedade, dessa forma, praticando absurdos, tais como:
-Casamentos por interesses financeiros;
-Fartura sem a devida distribuição;
-Lucro fácil sem dividi-lo com quem o ajudou a amealhá-lo;
-Colocar como um seu representante quem não o represente condignamente;
-Procurar "emprego" e não trabalho;
-Cometer crimes de diversas tipicidades na convicção da impunidade e... Centenas de outras improbidades.
Se o coletivo é o anseio da maioria, de vez em quando, no trajeto para ele, ou no seu bojo entre o bem e o mal, surge alguém com luz própria e saber baseado na maturidade consciente e selecionadora das falhas e virtudes dos seus irmãos de jornada ou, de percurso na coletividade, que resolve, ou é sugestionado por "forças do além" a atuar em prol dos demais e amplamente à favor da ...Justiça !
Esse ser é... O INDEFECTÍVEL! Ele guia, faz negócios, delimita as sinuosidades endireitando-as, pesquisa na luz e nas sombras, revira os acontecimentos, procura nos restolhos devassando os "armários dos embustes", escuta, fala, dirige, finge fraqueza, abdica da violência sem descartá-la ou assimilar a sua truculência, simplesmente, colocando-a nua e sem ação, para... Ao final:
FAZER LUZIR A CHAMA DA JUSTIÇA SEM UMA FALHA SEQUER!

(aa.) Sebastião A. BARACHO
Vale do Aço/MG.
Fone (31)3846-6567
Sebastião Antônio Baracho

Coronel Fabriciano
MG

De 61 a 70 anos
25/06/2007 envie um e-mail para o autor

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia