Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Notícias
Notícias
Notícias > Destaques
Alzheimer - Pesquisa
Tarefas complexas podem reduzir risco de Alzheimer
Atividades que exigem bastante do cérebro podem ajudar a resolver problemas de cognição e memória, segundo estudo realizado por pesquisadores de Toronto, no Canadá
Fale com o colunista Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan
Geriatra do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e colunista convidado do Portal Terceira Idade
Estilo de vida mentalmente ativo

Ter atividades que desenvolvam a capacidade de nosso cérebro interagir com outras pessoas pode ajudar-nos a permanecer longe desta doença

Maior encontro científico sobre a doença de Alzheimer, a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, em Toronto, no Canadá, ocorre anualmente e reúne os maiores especialistas e cientistas que buscam compreender esta doença, com a expectativa de que novos tratamentos estejam disponíveis em breve.

Embora haja promessas e perspectivas quanto a novas terapias e prevenções para a doença de Alzheimer, gostaria de focar neste artigo em hábitos de vida fáceis de serem desenvolvidos ao longo da vida – e que podem reduzir o risco desta doença na terceira idade.

Estilo de vida mentalmente ativo

Foto mostra palestrante durante uma das conferências, em Toronto, no CanadáEm encontro recente, alguns pesquisadores anunciaram resultados de pesquisas animadores a este respeito. Por exemplo, atividades que envolvam raciocínios complexos e trabalho em grupo parecem proteger as pessoas contra a doença de Alzheimer.

Dois estudos concluíram que trabalhar em atividades que exigem bastante de nosso cérebro e que careçam da interação com outras pessoas foi até mesmo capaz de contrabalançar os efeitos ruins que dietas pouco saudáveis ou problemas circulatórios no cérebro podem ter sobre a cognição e a memória. Parece que um estilo de vida mentalmente muito ativo previne o risco de desenvolvimento de demências como a de Alzheimer, mesmo nas pessoas que tem o hábito frequente de comer doces, carne vermelha e alimentos ricos em farinha refinada, como pães, bolachas e macarrão, o que pode ser prejudicial para o nosso cérebro.

Duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma

As atividades profissionais que mais protegeram as pessoas estudas foram aquelas que exigem bastante da mente, como atividades ligadas a ensino (professores), advocacia, medicina e engenharia. Vale lembrar que, além de exigirem raciocínios complexos, estas profissões também levam ao contato intenso e frequente com as pessoas. O aspecto social destas atividades parece também ser importante para a proteção contra a doença de Alzheimer, já que outras atividades difíceis para o nosso cérebro, como pesquisa, escrita, cálculo, uma vez realizadas individualmente, não trazem benefícios tão importantes quanto as atividades em grupo.

Ou seja, é preciso exercitar a mente. Porém, duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma. Nós, seres humanos, somos essencialmente seres sociais e, portanto, precisamos do outro para viver mais e melhor. Isto parece também ser verdade quando o assunto é a prevenção da doença de Alzheimer. Ter atividades que desenvolvam a capacidade de nosso cérebro interagir com outras pessoas pode ajudar-nos a permanecer longe desta doença.


Foto-ilustração: divulgação
Empresa Amiga da 3ª Idade
Fran's Café - Estilo e arte de servir café!
Mais sobre o assunto na internet
Vix > Saúde Mulher > Mal de Alzheimer
Alzheimer: treinar o cérebro com exercícios é crucial para retardar doença. Veja como
Por si só, tomar um medicamento de prevenção não é suficiente. É preciso exercitar o cérebro
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Alzheimer - Medicamento inovador
Medicamento para Alzheimer em forma de adesivo passa a ser oferecido pelo SUS
O adesivo leva o medicamento direto à corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo, diminuindo efeitos colaterais como náuseas, vômitos e perda de apetite


Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube