Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Notícias
Notícias
Notícias > Destaques
Atividade física e sociabilização - Dança em grupo
Dança online propicia emoção, felicidade e sociabilização
Usando aulas em grupo pelo Zoom*, professora de dança oferece uma maneira divertida de desenvolver ritmo e coordenação motora para pessoas com mais de 50 anos
Fale com o colunista Redação do Portal Terceira Idade
Por Maria Antonia Ribeiro Bianco (Toninha), Psicóloga, Instrutora Zin e Professora de Dança e Estimulação Cognitiva para pessoas com mais de 50 anos

O hábito de ouvir e praticar música, dançar, cantar e tocar instrumentos aumenta a liberação de dopamina, responsável por sensações de prazer e bem-estar (dur: 1'30'')

Sou psicóloga há mais de 30 anos e atuo como professora de dança e estimulação cognitiva com mulheres e homens na faixa etária de 60-90 anos há 10 anos. Meus alunos são muito especiais para mim e acompanhar as historias e crescimento de cada um tem me ensinado muito.

A professora de dança Toninha BiancoQuando fui dar a primeira aula de dança, pensei: “O que será que eles gostam de dançar?” Quando iniciei meu trabalho, verifiquei que as pessoas com mais de 60 anos atendidas na instituição em que atuava na época estavam desmotivadas porque as aulas se concentravam em um só tipo de musica durante 50 minutos. Então, minha preocupação foi verificar quais eram as necessidades de todos para que saíssem da aula energizados e felizes.

Loucas para contar aos netos a novidade

Decidi propor um desafio: começar com um aquecimento mais agitado para preparação para a aula (escolhi uma música do grupo ‘Queen’) – claro, numa sequência de passos adequados às idades. Em seguida, entrei com alguns boleros, mesclando com um pouco de rock e samba. E terminei a aula com um alongamento.

Qual não foi minha surpresa, as alunas estavam exultantes, felizes e orgulhosas de terem dançado o Queen – e loucas para contar aos netos a novidade.

Uma coisa ficou clara: pessoas com mais de 60 podem dançar qualquer música. Cabe ao professor fazer uma boa escolha – e há tantas boas músicas, mesmo em ritmos modernos – e adaptar as coreografias.

Bobs na cabeça, Zumba, Rock e orquestras...

As aulas temáticas têm funcionado muito bem. Homenageamos o falecido ator Paulo Gustavo e seu personagem mais conhecido Dona Hermínia, onde todas (inclusive eu e um homem) usamos bobs na cabeça. Ao anunciar anos 60 e bailinhos de garagem, tributo à Jovem Guarda, todas vieram paramentadas e ficaram felizes de lembrar dos bailes que frequentaram na vida. A aula em homenagem aos musicais da Disney foi fantástica, onde vieram até vestidas de princesa.

Zumba e latin beats funcionam muito bem, os alunos até pedem bis; ritmos brasileiros, então, nem se fale, forró, samba, é tudo de bom. Funk pode ser muito bem=vindo como aquecimento. Rock é um ritmo muito apreciado também. Trazer boas lembranças das orquestras como Ray Coniff, Glen Miller, que delícia!

Pedidos de música são bem-vindos. Como eu conheci a música Budapeste do George Ezra? Através de uma aluna de 82 anos.

Um momento de exercício e diversão

Percebo que a inteligência musical está se apurando entre eles. E isso é muito Importante para o cérebro. O hábito de ouvir e praticar música, dançar, cantar e tocar instrumentos aumenta a liberação de dopamina nas sinapses dos neurônios, um dos neurotransmissores responsáveis por sensações de prazer e bem-estar. Proporciono a todos um momento de exercício e diversão.

Minhas aulas têm aquecimento com desenvolvimento de ritmos e alongamento. A aula tem que conter ritmos variados para atender aos diferentes interesses. Tenho valorizado nas minhas aulas incrementar a cultura musical através de ritmos e músicos diferenciados.

Nossas crianças interiores agradecem

Precisamos nos atualizar, pesquisar, porque o perfil das pessoas com mais de 60 mudou. Estão mais seletivos e exigentes e nossa responsabilidade é dar uma boa aula, ajudando-os a desenvolver ritmo, coordenação motora, lateralidade, controle muscular e equilíbrio, controle inibitório e ansiedade, auto expressão, favorecendo vivenciar novas sensações e emoções e se sentirem mais felizes, além da socialização.

Fico feliz quando recebo feedbacks do tipo: “Professora, aula fantástica, põe mais uma música!”. Isso não tem preço. Elas se divertem, eu me divirto também e as nossas crianças interiores agradecem.

Aguardem meu próximo artigo sobre ‘Desafios na Estimulação Cognitiva’.


Vídeo e foto: Toninha Bianco (arquivo)

*Zoom Meetings: plataforma online para videoconferências com diversas funcionalidades, entre elas, o compartilhamento de tela entre diversos participantes
Empresa Amiga da 3ª Idade
Fran's Café - Estilo e arte de servir café!
Serviço
A alegria evita mil males e prolonga a vida! Venha soltar sua criança interior com aulas de dança pelo Zoom

Todas as sextas-feiras, às 17h30 (horário de São Paulo), pelo ZOOM

Agendamento com Toninha Bianco, professora de dança e estimulação cognitiva, através do email: toninhabianco@hotmail.com Ou pelo telefone: 11 98738-1380 (celular e whatsapp)
 
Mais sobre o assunto na internet
UnB - Universidade de Brasília > Qualidade de vida
Durante a pandemia, grupo da UnB dá aulas de ginástica on-line para idosos
Atividade ajuda participantes a manterem as práticas físicas em casa e estimula a interação social em meio virtual
 
Digilandia > Ferramentas para trabalho remoto
Guia do Zoom Meetings: como funciona, planos e dicas de uso
Saiba como usar a ferramenta de videoconferências Zoom, quais os preços, os recursos e o tutorial para aproveitar da melhor forma
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Saúde e Atividade Física - Capoeira (vídeo)
Capoeira para quem tem mais de 60
Com muita música e brincadeiras, iniciativa em Poços de Caldas (MG) mostra que a atividade é excelente para promover o autocontrole, a coordenação motora e também a socialização e integração nesta faixa etária


Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube