Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão

 

Anteriores: 25/10/2009
Mais de 180 países participaram do Dia Internacional pela Ação Climática
O evento mundial foi realizado para motivar os governos e a população na tentativa de mostrar que o planeta precisa reduzir o nível de dióxido de carbono na atmosfera
Por: Jo Tozzatti
Redatora Geral e correspondente do Portal em Marília, SP
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasmundo está prestes a estabelecer um novo tratado internacional sobre o clima, que irá substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O assunto será debatido na Conferência de Copenhague, no próximo dia 7 de dezembro, na Dinamarca.

Com o objetivo de mobilizar a opinião mundial (dos governos e de toda a população) para a conferência, a fundação americana 350.org instituiu o dia 24 de outubro como o Dia Internacional pela Ação Climática, na tentativa de mostrar que o planeta precisa reduzir o nível de dióxido de carbono na atmosfera, fazendo-o voltar ao patamar de 350 ppm (partes por milhão), que há 200 anos era de 275 ppm e hoje alcança o alarmante número de 384,75 ppm.

Milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades do mundo como Sydney, Nova York, Paris, Londres e Berlim para participar dos mais de 5.200 eventos simultâneos que envolveram 181 países.

Em Sydney, na Austrália, milhares de pessoas formaram o número 350 com seus corpos nas escadas da Ópera de Sydney, e os sinos da catedral tocaram 350 vezes.

Em Londres, na Inglaterra, mais de 600 pessoas se reuniram à beira do Tâmisa para formar o número 5. Uma foto aérea desta reunião será agregada a outras que formaram, em outras partes do mundo, os números 3 e 0, para escrever o número 350, de acordo com uma porta-voz da ONG "Campaign against Climate change".

Em Nova York, nos Estados Unidos, uma centena de militantes se reuniu sob uma chuva fina com cartazes nos quais aparecia o número 350.

Em Estocolmo, na Suécia, 30 manifestantes se reuniram no centro da cidade exigindo discussões "imediatas" sobre o clima.

Em Berlim, na Alemanha, 350 militantes, muitos dos quais usavam máscaras da chanceler alemã Angela Merkel, se reuniram diante do Portão de Brandenburgo, no centro da cidade.

Na cidade sérvia de Novi Sad, 350 pessoas formaram o número 350 com seus corpos. Em Praga, 30 militantes ecologistas distribuíram 350 balões pretos com a inscrição "CO2".

No Brasil, mais de 150 eventos em todas as capitais brasileiras e muitas cidades e localidades do interior expressaram a preocupação dos cidadãos e cidadãs brasileiros com as mudanças climáticas (mais sobre os eventos no Brasil, na notícia II).

O Portal Terceira Idade, uma das entidades oficialmente filiadas à fundação 350.org, participou com o concurso online “Eu posso salvar o planeta?” (conheça o vencedor o concurso na matéria de capa).

Para o bem do futuro dos nossos filhos e netos, resta torcer para que o mundo reduza o CO2, causador do efeito estufa, e nosso clima volte ao que era antes, antes que seja tarde demais.
 
Algumas cidades do mundo que participaram do evento
Times Square (Nova York, EUA) Cairo (Egito)
Sydney (Austrália) Chicago (Estados Unidos)
Dhaka (Bangladesh) Kulhudhuffushi (Ilhas Maldivas)
Papantla (Veracruz, México) Sydney (Austrália)
Washington, D.C. (Estados Unidos) Babylon (Iraque)
Table Mountain (África do Sul) Istanbul (Turquia)
Glacier Park (Montana, EUA) Great Barrier Reef (Austrália)

Fotos: divulgação 350.org

Mais sobre o assunto, na internet
350.org - Dia Internacional pela Ação Climática (em português de Portugal)
Confira as fotos de todos os eventos que aconteceram no mundo
http://www.350.org/pt
350 - Portal Terceira Idade no Dia Internacional pela Ação Climática
Página do Portal Terceira Idade no site 350.org
(em inglês)
http://www.350.org/portalterceiraidade
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores: Concurso
Confira o texto vencedor do concurso do Portal “Eu posso salvar o planeta?”
Autor do texto “A Única Saída para o Efeito Estufa”, Antonio Germano, 72 anos, é engenheiro químico e trabalha, atualmente, como consultor de tecnologias de ponta, além de ter, em seu currículo, várias patentes e invenções
Notícias > Notícias Anteriores
Brasil participa do Dia Internacional pela Ação Climática
No último dia 24 de outubro, o Portal e mais 154 entidades brasileiras realizaram atitudes em defesa da redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia