Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão

 

Anteriores: 10/11/2009
Pesquisa mostra que mais de 350 mil pessoas com 65 anos ou mais já usam a internet no Brasil
Para alcançar essa familiaridade com a tecnologia, idosos fazem cursos para ultrapassar a barreira do medo
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasos últimos meses, o Portal tem mostrado como a ´moçada´ da 3ª idade está usando cada vez mais a internet, no Brasil e no mundo. No Quebec (Canadá), o Portal fez uma entrevista com pessoal do RIAQ, um portal para a terceira idade canadense e, em Marília (SP), o Portal organizou uma oficina de internet que atraiu mais de 100 pessoas da ´moçada´ da cidade, ávidos por aprender a navegar e se comunicar através da rede mundial.

Pesquisa recente do Ibope NetRatings mostra que os usuários de internet com 65 anos ou mais já somam 350 mil. Esta faixa etária representa 1,6% dos 22,7 milhões de internautas residenciais no Brasil.

“Não parece muito, mas até pouco tempo, eles não eram expressivos no mundo digital. A adesão à banda larga é a explicação para a chegada desse grupo, que não deve parar de crescer”, explica José Calazans, analista de mídia do Ibope NetRatings.

O computador também facilita a comunicação com os parentes que moram longe. Depois que os idosos descobrem que usar a internet ajuda a economizar na conta de telefone, não querem saber de outra coisa. “Falo sempre com as minhas filhas que moram longe pelo MSN. Uso a webcam e posso ver como elas estão”, comenta a professora aposentada Neuza Fabiano, 64 anos, que vive em Rio Verde, Goiás.

A idade não é um impeditivo na internet. Pelo contrário, as pessoas com mais idade também estão presentes em comunidades de relacionamento, como é o caso da corretora de imóveis Edna Michiles, 54 anos, usuária do Orkut. “Adoro! Já encontrei várias amigas das antigas e muitas me acharam também”, conta.

No entanto, para alcançar essa familiaridade com a tecnologia, os idosos tiveram de ultrapassar a barreira do medo. “Não é fácil vencer esse temor. A gente acha que vai estragar ou apagar tudo”, admite Maria Neide, que só conseguiu começar a usar o computador com a ajuda dos filhos.

No caso de Neuza Fabiano, a saída foi fazer um curso. “Um dia tomei coragem e me matriculei. Me senti meio deslocada porque só tinha garotada. Mas segui adiante e hoje sei fazer tudo sozinha”, afirma a aposentada, que já ajudou muitas amigas a perderem o medo do computador.


Ilustração: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Cetic.br
Painel Ibobe/NetRaitings > Indicadores Mensais

Internautas Domiciliares Ativos e Horas Navegadas - 2009
http://www.cetic.br/usuarios/ibope/tab02-01-2009.htm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
“Viaje na Internet”, oficina de inclusão digital realizada pelo Portal, lotou sala do Infocentro de Marília, no interior de São Paulo
Após o encontro, a “moçada” já estava buscando seus assuntos de interesse na internet, criando seu próprio e-mail e até montando seu perfil no site de relacionamentos Orkut
Notícias > Notícias Anteriores
O Canadá também tem um site voltado ao público da terceira idade
O Portal entrevistou Roger Fortier, coordenador do site RIAQ (Rede de Informação dos Idosos do Quebec, na sigla em francês)

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia