Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão

Anteriores: 05/06/2010
Campanha "Empregue um Idoso!" é tema de reportagem
A reportagem da Revista ´Vale Mais´, dos cartões Visa, aborda a 3ª idade no mercado de trabalho e o Mural de Empregos do Portal
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasproximadamente 10% da população brasileira encontra-se na faixa etária considerada 3ª idade. Atualmente, o benefício da aposentaria no Brasil é de direito dos trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade.

Mas isso não quer dizer que o aposentado deva vestir um pijama e esperar o tempo passar. Muito pelo contrário.

Em 1940, a média de vida do brasileiro era de 45 anos. Graças aos avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população, em 2008, este número passou para 72. E em 2050, o IBGE prevê que o brasileiro viverá, em média, até os 81 anos.

A aposentadoria não é mais sinônimo de inércia. E para envelhecer com uma boa qualidade é necessário manter o cérebro na ativa. E muitos estão trabalhando, literalmente, para isso.

A Revista ´Vale Mais´, uma publicação da Rede de Cartões Visa Vale, publicou, este mês, uma reportagem especial sobre a 3ª idade no mercado de trabalho e entrevistou a coordenadora geral do Portal Terceira Idade, Tony Bernstein, que falou sobre o Mural de Empregos do Portal, hoje com mais de mil postagens publicadas, e a necessidade de as empresas sensibilizarem-se, disponibilizando vagas de emprego para esta faixa etária.

Leia, abaixo, trecho da entrevista.

Revista ´Vale Mais´
Saúde e Bem-Estar - Maio de 2010

Mente saudável na aposentadoria
Aposentar-se não significa vestir um pijama e esperar o tempo passar. Lidar com desafios profissionais pode ser uma ótima receita para manter a mente e o corpo saudáveis


(...) Se estamos vivendo mais, com condições que nos permitem levar uma vida mais saudável, o que fazer depois que deixamos de trabalhar? A aposentadoria não é mais sinônimo de inércia. Envelhecer é um fato da vida, mas isso não quer dizer que é preciso sentar e esperar o tempo desgastar o corpo e a mente, que, em muitos casos, ainda têm muito a oferecer. Vários fatores contribuem para um envelhecimento saudável, como o controle do consumo de fumo e de álcool, uma alimentação adequada, a prática de atividades físicas, boas condições bucais, que inibem infecções no organismo, e o controle de doenças crônicas. Mas outro aspecto merece bastante atenção para quem pretende envelhecer com uma boa qualidade de vida: é a manutenção do cérebro na ativa.

(...) Há hoje uma série de programas destinados a absorver os idosos no mercado de trabalho. No Portal da Terceira Idade (www.portalterceiraidade.com.br), por exemplo, destaca-se o Mural de Empregos, espaço em que mais de mil idosos já postaram anúncios oferecendo-se para trabalhar em várias áreas de atuação: de motoristas e secretárias a professores e advogados.

O portal também lançou a campanha "Empregue um Idoso!". A empresa que destinar postos de trabalho para a terceira idade poderá se tornar parceira do portal e usar o selo "Empresa Amiga da 3ª Idade", além de contar com benefícios previstos na Lei 9.249/95 que oferece dedução fiscal a entidades que prestam serviços gratuitos de utilidade pública. "A criação de vagas para idosos não deve ser uma obrigação, e sim uma conscientização. Quem contrata um idoso conta com um profissional compromissado e disposto a viver aquilo de forma intensa e prazerosa", explica Tony Bernstein, diretora e coordenadora geral do portal. (...leia a reportagem completa clicando no link abaixo, em ´Mais na internet´).

Fonte: Vale Mais
Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Leia a reportagem completa:
Revista ´Vale Mais´ > Saúde e Bem-Estar - Maio de 2010
Mente saudável na aposentadoria

Aposentar-se não significa vestir um pijama e esperar o tempo passar. Lidar com desafios profissionais pode ser uma ótima receita para manter a mente e o corpo saudáveis
http://newsletter.cbss.com.br/2010/maio/prospect/saude.htm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Especial: Campanha
Campanha “Empregue um Idoso!”
Participe da nova campanha do Portal. Conheça mais sobre o benefício fiscal do selo “Empresa Amiga da 3ª Idade – Responsabilidade Sócio-Ambiental”
Mural de Empregos do Portal
Espaço do Portal para postagem de anúncios de busca e oferta de empregos para a 3ª idade
http://empregos-portalterceiraidade.blogspot.com/

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia