Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão

Anteriores: 15/05/2011
Cresce a oferta de empregos na faixa acima dos 50 anos
De 2003 ao primeiro trimestre de 2011, os empregados com essa idade aumentaram 56,1% nas seis maiores regiões metropolitanas do país
Por: Jo Tozzatti
Redatora Geral e Coordenadora de Interatividade do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que é nessa faixa que o número de pessoas ocupadas mais cresce. De 2003 ao primeiro trimestre de 2011, os empregados com essa idade aumentaram 56,1% nas seis maiores regiões metropolitanas do país. O percentual é quase o triplo do aumento do emprego em geral, 19,8%. Também é maior que o aumento do número de pessoas nessa faixa etária nas seis regiões, que foi de 41,6% (de 8,9 para 12,6 milhões).

Em 2003, a faixa representava 16,7% da força de trabalho. O percentual subiu para 21,8% na média do primeiro trimestre de 2011, segundo o instituto. Dos 22,2 milhões de pessoas ocupadas na média do primeiro trimestre de 2011 nas seis regiões metropolitanas, 4,8 milhões estavam no topo da pirâmide etária.

Um dos setores em que o emprego entre os mais velhos cresceu com mais força foi o da construção civil, com alta acumulada de 62% nos últimos oito anos. O ramo é um dos que mais sofre com restrição de mão de obra e busca empregar os mais experientes. Outro ramo com expansão significativa do emprego de pessoas nessa idade é o de serviços prestados às empresas. Nesse setor, o número de empregados acima de 50 anos subiu 71% no período.

Para analistas, a mudança de perfil no mercado de trabalho é explicada pelo envelhecimento da população. Outro fator é a falta de pessoas qualificadas em algumas áreas, que faz empresas reterem profissionais em idade de aposentadoria. “O profissional de 30 a 40 anos já treinado está mais escasso e caro. Isso leva as empresas a procurar os mais velhos”, afirma Paulo Meyer Nascimento, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Especialistas também apontam a necessidade de complementar a renda familiar e as mudanças nas regras da Previdência, em especial o desconto no benefício para quem se aposenta mais jovem (o fator previdenciário), que surgiu em 1999. “O ganho extra ajuda. Me sinto muito jovem e disposta. Não gosto de ficar em casa”, diz Vanete Ferraz Parente, 70, que se aposentou como secretária há 15 anos e hoje orienta clientes em uma loja do Bob's na Tijuca, zona norte do Rio.

Para Thaíz Marzola Zara, economista da Rosenberg & Associados, este é o momento de repensar as regras de aposentadoria, uma vez que as pessoas ficam economicamente ativas por mais tempo. Hoje, a norma fixa 30 anos de contribuição mínima para mulheres e 35 para homens.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
iG > Economia > Carreiras (14/07/2010)
Terceira idade quer recolocação no mercado de trabalho

De acordo com Karol Bernstein, um dos coordenadores do Portal da Terceira Idade,– site que mantém um mural de empregos além de informações para esse público–, mais de mil profissionais idosos se ofereceram para trabalhar
http://economia.ig.com.br/carreiras/terceira+idade+quer+
recolocacao+no+mercado+de+trabalho/n1237729673041.html
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Campanhas > Responsabilidade Social > Mural de Empregos (Maio/2011)
Portal é indicado ao Prêmio Top Blog 2011
Pelo 2º ano consecutivo, o Mural de Empregos do Portal é indicado ao prêmio. Empresas de todo o Brasil estão oferecendo vagas de emprego para 3ª idade. Disponibilize suas vagas ou publique seu currículo. Veja oferta de vagas

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia