Clique na imagem para iniciar o vídeo.
Glória Menezes concede entrevista exclusiva ao Portal, gravada em 17/09/2011 no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. No final, breve trecho da peça “Ensina-me a Viver” (9'29")

Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão

Anteriores: 08/03/2012
Dia Internacional da Mulher
Na maioria dos países, o dia 8 de março é marcado por debates e conferências sobre o papel da mulher na sociedade atual. O Portal aproveita a data para homenagear a atriz Glória Menezes
vídeo disponível Vídeo disponível (clique no centro da imagem para iniciar o vídeo)
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
com muito orgulho que, mais uma vez, todas as mulheres do mundo comemoram, no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Esta data é celebrada desde 1910, quando uma conferência internacional na Dinamarca decidiu homenagear um grupo de mulheres que, 53 anos antes (em 1857), foram brutalmente assassinadas.

Em 8 de março daquele ano, as funcionárias de uma fábrica de Nova York (EUA) decidiram fazer uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho, diminuição da jornada (que na época era de 16 horas) e salários iguais ao dos homens (naquele tempo, as mulheres ganhavam cerca de um terço do salário pago aos homens). Esta manifestação foi reprimida com brutal violência. As funcionárias foram trancadas dentro da fábrica, que, em seguida, foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Desde a criação do Dia Internacional da Mulher muita coisa mudou: das reivindicações do filósofo francês Condorcet, em 1788, que exigia a participação política, emprego e educação para as mulheres, até a conquista do direito de votar e de serem eleitas.

Nas décadas de 1960 e 1970, surgiram os movimentos feministas, foi criada a pílula, mulheres começaram a ocupar cargos políticos e também diretorias e gerências em empresas privadas. Hoje, encontramos na história do mundo mulheres reconhecidas pelas suas lutas, pesquisas e artes.

Atriz de personagens marcantes

O Portal aproveita esta data para homenagear uma delas, a maravilhosa atriz Glória Menezes, que interpretou diversos personagens marcantes durante sua trajetória na TV e no Teatro e continua atuando mais do que nunca.

No ano passado, Glória Menezes reestreou a peça ‘Ensina-me a Viver’. “É uma peça que toca muito às crianças, aos adultos e aos idosos, porque conta uma história do relacionamento de um menino ‘velho’ de 19 anos com uma ‘jovem’ de 80. O coração de quem não desistiu é sempre jovem”, enfatizou a atriz.

Em entrevista exclusiva ao Portal na noite da reestreia, Glória falou sobre a peça e também enviou uma mensagem muito carinhosa para todos os nossos internautas. Colocamos, também, alguns trechos da peça para você poder apreciar o trabalho da atriz no palco (clique no vídeo acima).
Bom espetáculo!


foto notícias

Vídeo/fotos (entrevista): Portal Terceira Idade / Bitelas Artes
Vídeo (trechos da peça): divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Wikipédia, a enciclopédia livre
Glória Menezes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Glória_Menezes
UOL > Notícias > Política (08/03/2012)
Desafio das mulheres é ampliar as conquistas, dizem especialistas

A conquista do direito ao voto feminino ocorreu em etapas e períodos distintos no mundo
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/03/08/desafio-das-mulheres-e-ampliar-as-conquistas-dizem-especialistas.htm
NOW - National Organization for Women (Organização Nacional de Mulheres)
(versão traduzida para o português)
http://www.now.org/index.html
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
Parabéns a todas as mulheres da 3ª idade!
No mês do Dia Internacional da Mulher, uma homenagem a você e também a algumas cidadãs da terceira idade que já foram notícia no Portal
Notícias > Notícias Anteriores
O Portal homenageia Chiquinha Gonzaga
Nascida em 1847, foi a primeira mulher a se destacar como compositora na história da música popular brasileira, ultrapassando todas as convenções de sua época

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia