Clique na imagem para iniciar o vídeo.
Reportagem mostra o Google Art Project digitalizando os espaços e as obras de arte do Museu de Arte Moderna e da Pinacoteca de São Paulo (3'52'')

Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Anteriores

04/07/2013: Turismo - Internet
Viaje pelo mundo sem sair de casa
O Google Street View permite “visitar”, de maneira divertida, milhares de ruas e museus em todo o mundo, como se você estivesse, ao vivo, em cada local
vídeo disponível Vídeo disponível
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
té bem pouco tempo atrás – há uns 15 anos, um pouco antes de 1995/1996, época na qual a internet começava a se tornar acessível à população em geral – quando você queria viajar para algum destino, no Brasil ou em algum outro país, a única maneira de ter uma ideia do lugar onde você iria passar suas férias era ir à agência de viagens mais próxima e consultar as fotos dos folhetos promocionais disponíveis.

Se o lugar escolhido fosse muito exótico ou de pouca procura, fotos e informações, então, nem pensar... Mais complicado ainda era, ao chegar ao seu destino, tentar achar as ruas e os roteiros turísticos sugeridos.

A internet facilitou, e muito, poder “ver” o mundo todo. É só digitar o nome de uma cidade ou de um museu no Google – que assumiu o 1º lugar como ferramenta de busca na web, antes ocupado pelo Yahoo e pelo brasileiro Cadê – e pronto, surgem milhares de sites que trazem fotos e informações sobre qualquer lugar do planeta.

Já parecia muito bom, quando o Google criou, depois de alguns anos, o Google Maps, um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web. Basta digitar qualquer endereço do planeta e você pode conferir o mapa do local – bem semelhante aos mapas oferecidos pelos antigos guias de ruas, só que com ferramentas para aproximar e afastar a imagem e indicações da rota mais fácil e econômica para ir de um ponto ao outro do mapa. E você ainda pode escolher se a rota será feita de carro, de ônibus – e até a pé – com indicações de quilômetros percorridos, consumo de gasolina e até as tarifas de pedágios.

Google Street View

Para superar a si mesmo, o Google criou o Google Street View, um complemento do Google Maps que permite ao internauta poder “andar” pelas ruas do mapa visualizado, através de um bonequinho amarelo (ilustração abaixo) que o usuário “arrasta” para o local desejado.

foto notícias
Você passa, então, a “ver através dos olhos do bonequinho” – que recebeu o nome de Pegman – a rua toda, com fotos que giram até 360 graus. Além de muito útil, é bastante divertido! Você vai “empurrando” o Pegman, e ele (você) vai deslizando pelas calçadas e vendo fachadas de casas e prédios, como se estivesse lá, ao vivo e em cores – se olhar para cima ou para baixo, você pode ver até o céu e o chão do local. É uma experiência realmente incrível!

Mais ainda, já há milhares de instituições em todo o mundo, como museus, por exemplo, que disponibilizam fotos internas – também em 360º – que possibilitam ver e apreciar suas várias galerias e quadros (veja vídeo acima).

E a “viagem” não pára por aí... Se você não puder pagar 20 milhões de dólares para fazer turismo no espaço, ou não puder alugar um submarino para dar um passeio no fundo do mar, o Google acaba de lançar o Google Moon, que permite visualizar a Lua, o Google Mars, onde se pode consultar alguns detalhes da superfície do planeta Marte, e o Seaview, com imagens do fundo do mar.

Vale a pena dar uma olhada nos links recomendados abaixo (em ‘mais sobre o assunto na internet’), para “visitar” alguns lugares no Brasil e no mundo, bem como saber mais sobre como foi criado Google Street View e como usá-lo. Boa viagem!

Vídeo: UOL Olhar Digital / divulgação
Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Globo.com > TechTudo > Artigos (vídeo disponível)
Google Street View completa 5 anos

Muito diferente do início, que tinha como protótipo o carro de Larry Page, um dos fundadores da empresa, o serviço atualmente conta com uma frota de centenas de veículos para capturar as imagens
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/google-street-view...
Google Maps > Street View > Explore o mundo no nível da rua (mapas com movimento disponíveis)
Visite o Amazonas, cidades históricas brasileiras, os sete continentes, paisagens do mundo, estádios da Copa do Mundo. Veja como os carros do Google mapearam as ruas do mundo para criar o Street View
http://maps.google.com.br/intl/pt-BR/help/maps/streetview/index.html
UOL > Tecnologia > Notícias
Google "StreetView" ganha versão "SeaView" e agora mostra até o fundo do mar

Uma parceria entre a Google e a Universidade de Queensland, na Austrália, permitiu a criaçaõ do Catlin SeaView Survey, uma espécie de StreetView, só que dentro do mar
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/02/23/google-streetview...
Google > Google Mapas
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Avenida Paulista, São Paulo

Para acionar o Street View, clique no "bonequinho amarelo", localizado na barra de zoom, a esquerda no mapa
http://maps.google.com.br/maps?q=MASP+-+Museu+de+Arte...
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores > Turismo
Terceira idade está viajando mais
No entanto, o desafio das cidades brasileiras é eliminar os obstáculos que surgem pelo caminho dos turistas desta faixa etária
Notícias > Notícias Anteriores > Turismo
Viagens internacionais propiciam educação e conhecimento de novas culturas
Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 45% na busca por programas internacionais pelo público da terceira idade

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia