Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Anteriores

25/04/2014: Saúde - Tecnologia
Controle sua agenda de remédios pelo celular
O ‘Caixa de Remédios’, aplicativo para smartphones desenvolvido no Brasil, permite que um familiar ou cuidador supervisione a medicação de vários pacientes à distância
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade e Publicitário
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

foto notícias


Qual é mesmo o remédio que eu tenho que tomar às 16h?... A que horas devo tomar meu remédio para pressão?” Para quem toma diversos remédios ao longo do dia, lembrar-se de todos eles e a que horas tomá-los exige muita “ginástica mental” para não esquecer-se de um deles – o que, em alguns casos, pode ser fatal.

Para resolver o problema, pode-se recorrer à tradicional caixinha de remédios, ou ao celular... Sim, isso mesmo, ao celular. Graças ao rápido desenvolvimento tecnológico dos celulares “inteligentes”, os smartphones, como são chamados, hoje é possível consultar quase tudo pelo celular.

Instalando alguns programas – “aplicativos”, também conhecidos como “apps”, na maioria das vezes, gratuitos – você obtêm informações sobre quase tudo, instantaneamente na palma de sua mão.

Sua caixa de remédios na tela do celular

Foi essa a ideia que motivou a Ambiente Medicamento, empresa brasileira que desenvolve e comercializa aplicativos para área de saúde e farmacêutica, a lançar, em dezembro de 2013, o aplicativo ‘Caixa de Remédios’ (foto).

“Como a caixa de remédios tem sido, na prática, o meio mais usado pelos pacientes para controlar sua medicação, nós resolvemos adaptar esse método para a mídia eletrônica, aproveitando os recursos disponíveis nos smartphones”, explica Antonio Carlos Zanini, diretor da Ambiente Medicamento.

foto notícias
O aplicativo ‘Caixa de Remédios’ também permite que um familiar ou cuidador supervisione a medicação de vários pacientes à distância. Ele detalha de maneira simples e rápida qual é a fórmula do produto, alerta se pode ser usado na gravidez e se existe interação com alimentos.

O programa permite visualizar a rotina do paciente e é o único que tem um banco de dados com mais de 16.000 medicamentos comercializados no Brasil. “Com essas ferramentas, as chances de acidentes com medicamentos diminuirão significativamente”, afirma Zanini.

Mais de 10 mil pessoas já utilizam as facilidades do ‘Caixa de Remédios’. Para instalar o aplicativo é preciso ter um celular do tipo smartphone com o sistema operacional Android 2.3 ou superior (para celulares com sistema iOS, o aplicativo estará disponível a partir de maio).

A versão é gratuita. Basta acessar o módulo que baixa aplicativos em seu celular e digitar “Caixa de Remédios”, com aspas, para instalá-lo em seu aparelho.

Para saber mais sobre o que são smartphones, sistemas operacionais e aplicativos, consulte os links abaixo, em ‘mais sobre o assunto’.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
UOL > Olhar Digital > Artigos (vídeo disponível: 3 min)
O que diferencia os celulares dos smartphones?

Smartphone. Do inglês, algo como telefone inteligente. Eles são geralmente maiores, mais pesados e com baterias que duram menos que as dos celulares comuns. Mas, o que realmente diferencia um telefone para ele ser considerado inteligente?
http://olhardigital.uol.com.br/video/o-que-diferencia-os-celulares-dos...
Globo.com > Tech Tudo > Artigos
Android ou iOS? Entenda a diferença entre os sistemas para celular

O iOS, sistema operacional da Apple, é responsável por fazer o iPhone e o iPad funcionarem. O Android, sistema operacional criado pelo Google, é utilizado por marcas como Motorola e Samsung
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/iphone-ou-android...
iG > Info Escola - Navegando e Aprendendo > Informática > Artigos
O que são apps?

Esse termo, na língua inglesa, é uma abreviatura de “application”, aplicação em português. No conceito da informática, app é a abreviatura de aplicativo, programas específicos que podem ser baixados e instalados em determinados equipamentos eletrônicos
http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-apps/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Tecnologia
Celular com botão de emergência (SOS) será lançado no Brasil até o final do ano
Uma vez pressionado o botão, o aparelho disca automaticamente para até quatro contatos emergenciais em modo viva-voz
Notícias > Anteriores > Turismo - Internet (vídeo disponível)
Viaje pelo mundo sem sair de casa
O Google Street View permite “visitar”, de maneira divertida, milhares de ruas e museus em todo o mundo, como se você estivesse, ao vivo, em cada local

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia