Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Dia das Mães - Homenagem
Todo dia é dia das mães!
A contadora de histórias Cristina Paoliello presenteia as mães do Portal com o conto “Minha Vida Querida”, uma lenda comovente sobre o amor incondicional de uma mãe por sua filha
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga
e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

Lenda narra a trajetória de um jovem mercador do Tibet que faz um curioso acordo com o Anjo da Morte ao vir cumprir sua tarefa de levar sua noiva (duração: 15 min)

Dia das Mães, celebrado em vários países em diferentes datas do ano, é comemorado, no Brasil, no 2º domingo do mês de maio. Este ano, as mães brasileiras recebem a homenagem no dia 14 deste mês. Mas quando e onde começou esta tradição?

Mães de operárias inglesas

A mais antiga comemoração do Dia das Mães remonta à mitologia. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a mãe dos deuses. Já na história mais recente, na Inglaterra do início do século XVII, a data começou a ser comemorada no quarto domingo da Quaresma, dia dedicado às mães das operárias inglesas, que tinham, então, um dia de folga para ficar em casa com as mães.

No início do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão, suas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou falecidas. Em pouco tempo, a comemoração – e, consequentemente, o Dia das Mães – se espalhou por todos os Estados Unidos e, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente no dia 9 de Maio.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Lenda do Tibet

Cris PaolielloUma lenda do Tibet, escrita por Malba Tahan*, narra a trajetória de Te-há-tá, um jovem mercador, que faz um curioso acordo com o Anjo da Morte ao vir cumprir sua tarefa de levar sua noiva, Li-Tsen-Li, cujo nome significa “minha vida querida”. Ele pede ao Anjo que deixe sua amada viver e, em troca, ele doaria 23 anos de sua vida – o desfecho da estória é comovente...

A professora de literatura e contadora de estórias Cristina Paoliello (na foto acima) conta esta bela estória em homenagem ao Dia das Mães (assista à “Minha Vida Querida” clicando no vídeo no começo desta matéria).

Parabéns a todas as mães do Portal e do Brasil neste 14 de maio e em todos os dias do ano. Afinal, todo dia é dia das mães!


*Malba Tahan é pseudônimo do escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895-1974)
Vídeo: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto na internet
G1 > TV Tapajós - Santarém e Região > Bom Dia STM (vídeo)
Bom Dia Santarém exibe série de reportagens especiais sobre o Dia das Mães
A primeira reportagem mostra como são tão profundos os laços maternos entre mãe e filha
G1 > Dia das Mães
Ser mãe é... Mães biológicas, adotivas, sociais ou de coração dividem suas histórias
"Quando vi Joana pela primeira vez, renasci para a vida. Tudo é para ela, e em função dela", diz Patrícia Carvalho, 35 anos, advogada que teve bebê após perder marido na boate Kiss (leia este e mais 24 depoimentos)
Contatos com Cristina Paoliello podem ser feitos através do e-mail: crispaoliello@yahoo.com.br
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Dia das Mães - Atitude (vídeo)
Todos nós podemos ser “mães”!
Atitude de jovem que largou a faculdade e emprego para dedicar-se em tempo integral à sua avó, 79, diagnosticada com Alzheimer, comove mais de 1,6 milhão de pessoas
Arte e Cultura > Anteriores > Literatura
Minha avó já foi bebê
Refletir sobre a condição feminina na velhice é também pensar que avós são “modelos” de comportamento para seus netos

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design