Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Especial - Diversidade em todas as idades
“Felicidade é acordar e poder andar, ir ao cinema, é viver o dia a dia...”
A afirmação é dos irmãos José, 81, e Affonso Gomes, 68. Em entrevista especial ao Portal Terceira Idade, eles mostram que cada um de nós tem uma história diferente, uma digital única, com seus momentos felizes
Matéria publicada no Portal Terceira Idade em 20/03/2013
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga
e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

A felicidade pode até parecer ser feita dos mesmos ingredientes para todos, “porém, cada bolo tem a sua receita”...

izem que “felicidade não tem preço, não tem idade...” Tantas expressões são ditas e usadas para explicar a felicidade. Mas o que é a felicidade? O que é ser feliz? É uma pergunta ampla e delicada.

Eu acredito que a felicidade é estar bem consigo mesmo e com o mundo, em qualquer idade ou época de nossas vidas, ter saúde, bons amigos, um bom trabalho, um amor, filhos, netos, sua casa, um carro. Cada um de nós vai escolher um desses itens, ou vários, ou, talvez, todos.

Para conferir o que os nossos internautas acham sobre o assunto, o Portal realizou uma série de entrevistas com o tema “O que é felicidade para você?”, para tentar entender melhor o que é a felicidade e o que deixa cada um feliz.

A mesma praça, o mesmo banco...

A mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim...Uma das entrevistas mostra José e Affonso Gomes (foto), ambos aposentados, em São Paulo. Dois irmãos muito simpáticos que me pareceram estar de bem com a vida. José Gomes, 81, é casado, tem filhos, netos e até bisnetos. Affonso, 68, também é casado e tem um filho.

Curiosamente, os irmãos se encontram há mais de 20 anos, todos os fins de semana, na mesma praça – e no mesmo banco. Outros amigos – também de longa data – participam dos tradicionais encontros.

Para José, sua felicidade, hoje, é “acordar e poder andar, sair e viver mais um dia!”. Além de sempre ter se preocupado com o trabalho e formar uma família, gostava muito de ir ao cinema, encontrar seu grupo de amigos e, principalmente, de estar sempre com seu irmão.

Affonso confirma de bate pronto que os encontros com seu irmão sempre o deixaram – e ainda o deixam – muito feliz. Também sempre gostou muito de sair com a turma que encontra há mais de 30 anos. Alguns já se foram, mas o importante, para ele, é viver o dia a dia.

“Antigamente, eu jogava muita bola, saía na noite e andava a pé desde a região central até a Vila Mariana (em São Paulo). Era tudo muito seguro, nada de perigoso acontecia. Tenho saudades dessa época...”, relembra Affonso. Hoje, sua felicidade é ter saúde e poder curtir o parque onde se encontra com os amigos.

Digital única

À primeira vista, a entrevista com os irmãos José e Affonso pode parecer apenas mais uma história, igual a milhares de outras. Mas não é. Cada um de nós tem uma digital única. E, assim, também é a felicidade. Ela pode até parecer ser feita dos mesmos ingredientes para todos. Porém, cada bolo tem a sua receita. Cada um de nós tem uma história diferente, com seus momentos felizes.

Assista à entrevista clicando no vídeo acima.


Mural da Felicidade do Portal
Mural da Felicidade do Portal
Você também pode contar a sua história, dizendo o que é felicidade para você e o que deixa você feliz...

Vídeo: Portal Terceira Idade
Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
Wikipédia > Felicidade
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo
Evolução histórica das reflexões sobre a felicidade
iG > delas > Comportamento
Brasileiros estão mais felizes na terceira idade
"Antes as pessoas se aposentavam da vida e hoje se aposentam somente do trabalho", afirma psicóloga
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Felicidade - Pesquisa
Índice da felicidade
Pesquisa realizada por psicólogo brasileiro, em parceria com universidade da Áustria, investiga os níveis de felicidade de brasileiros de diferentes faixas etárias. Internautas do Portal estão convidados a participar
Arte e Cultura > Anteriores > Envelhecimento - Reflexão
Velhice, qualidade de vida e felicidade
Com o aumento da qualidade e da expectativa de vida, e das mudanças de mentalidade com respeito ao modo de viver, a velhice agora pode ser sinônimo de vida ativa, saudável e feliz

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design