Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Qualidade de vida - Pesquisa
“Qual cidade do Brasil é melhor para se morar depois dos 60?”
Pesquisa feita em quase 500 municípios brasileiros mostra quais são as melhores cidades do país para viver depois dos 60 anos
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

Atraídos pela praia e boa qualidade de vida, muitos aposentados foram para Santos, no litoral de São Paulo
(Jornal Nacional, Edição do dia 04/03/2017)

número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil é quase o dobro de toda a população de Portugal. E cada vez mais a preocupação é garantir qualidade de vida. Uma pesquisa feita em quase 500 municípios mostra quais são as melhores cidades do país para viver depois dos 60 anos.

Santos atrai a maioria dos idosos

Santos, no litoral de São Paulo, é conhecida por sua população de idosos e aparece em primeiro lugar no ranking que aponta as melhores cidades brasileiras para quem tem mais de 60 anos. Atraídos pela praia e boa qualidade de vida, muitos aposentados foram para lá.

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, depois de Santos vem: Florianópolis, Porto Alegre, Niterói, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Jundiaí, Americana, Vitória e Campinas.

O levantamento fez também um ranking para cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes. A lista é encabeçada por São João da Boa Vista, no interior paulista. Lajeado, ficou em sétimo lugar acolhendo aposentados rurais.

Para fazer o ranking, os pesquisadores levaram em conta não só as ações especificas para idosos. Pesou também a condição geral da cidade, em termos econômicos, sociais, culturais, a rede hospitalar e a educação. A ideia é que quanto melhor for a vida das crianças, dos jovens, do adulto jovem, melhor será o bem-estar dos idosos. Tratar bem de todos para que todos sejam beneficiados.

“O idoso em si, sozinho, não consegue ter uma roda social muito importante. Você ir ao teatro, ao cinema, participar de uma dança, de um baile, é uma sociabilidade”, aponta o geriatra José Eduardo Martinelli. Assista à reportagem completa no vídeo acima.

Enquanto isso, na Suécia...

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a Suécia é o melhor lugar do mundo para viver bem depois da aposentadoria. A lista tem 91 países – o Brasil aparece em 31º.


Vídeo: TV Globo / Jornal Nacional (divulgação)
Mais sobre o assunto na internet
BBC Brasil > Notícias > Pesquisa
As melhores cidades do mundo para se viver e o que derruba as brasileiras no ranking
Levantamento colocou Viena, na Áustria, no topo da lista das cidades onde se melhor vive em todo o planeta. O Brasil tem quatro representantes no ranking
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Cidadania - Moradia na terceira idade
Governo canadense oferece moradia especialmente voltada à terceira idade
O idoso canadense tem a oportunidade de morar em condomínios com características e cuidados específicos para esta faixa etária

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design