Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Longevidade - Pesquisa
Coreia do Sul será o primeiro país a superar a barreira dos 90 anos de expectativa de vida
Estudo conduzido por uma universidade britânica, realizado em 35 países, prevê que as mulheres sul-coreanas que nascerem em 2030 viverão, em média, 91 anos. Já a longevidade média para os homens do país será de 84 anos
Por: Jo Tozzatti
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notícias

Países que tiveram bom desempenho no estudo fazem isso investindo em seu sistema de saúde e certificando-se de que ele chega a todos

té o ano passado, o Japão era considerado símbolo de alta longevidade no mundo. No entanto, em fevereiro deste ano, um estudo conduzido pela universidade Imperial College London, na Inglaterra, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), indica que a Coreia do Sul será o primeiro país a superar barreira dos 90 anos de expectativa de vida.

O estudo prevê que as mulheres sul-coreanas que nascerem em 2030 viverão, em média, 90,8 anos. Já a longevidade média para os homens do país será de 84,1 anos.

Entre os 35 países do levantamento, Coreia do Sul, Suíça, Japão, Austrália, Canadá, Chile, Reino Unido e Estados Unidos lideram o ranking, este último com 83,3 anos para as mulheres e 79,5 anos para os homens – média similar às projetadas para o México e a Croácia.

Na Europa, a França lidera o ranking das previsões para países com maior expectativa de vida para mulheres: 88,6 anos, seguida pela Espanha (88,1), Suíça (87,7), Portugal (87,5) e Eslovênia (87,4).

O Brasil não fez parte do estudo. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em dezembro passado, indica que a expectativa de vida para quem nasceu em 2015 no país passou a ser de 75,5 anos.


Mulheres viverão mais que os homens

“Homens tradicionalmente têm um estilo de vida menos saudável e, por isso, uma expectativa de vida mais curta”, explica o professor Majid Ezzati, da faculdade de medicina da Imperial College, em Londres.

Segundo o pesquisador, homens fumam e bebem mais. Também tendem a se envolver com mais frequência em acidentes de carro e, se comparados às mulheres, figuram em maior número entre vítimas de homicídios.

Educação, nutrição, hipertensão e obesidade

“A Coreia do Sul fez muita coisa certa. Parece ser um local mais igualitário e políticas de educação e nutrição têm beneficiado a maioria das pessoas”, afirma o professor. “Até o momento, os sul-coreanos se mostraram os melhores em lidar com taxas de hipertensão e apresentam as menores taxas de obesidade do mundo”, completa.

Os EUA são quase o oposto da Coreia do Sul. Segundo Ezzati, a desigualdade registrada naquele país, único entre os analisados sem assistência de saúde universal, afeta a performance nacional no caso de expectativa de vida.

Acesso à saúde

Ezzati salienta que as projeções mostram o impacto positivo de investimentos em sistemas de saúde de acesso universal. “Países que tiveram bom desempenho fazem isso investindo em seu sistema de saúde e certificando-se de que ele chega a todos”, finaliza.


Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
Terra > Bem-estar > Longevidade
Site lista 10 lugares onde as pessoas vivem mais
Dieta, clima, modo de vida e evolução da medicina interferem na longevidade do homem. O Huffington Post elaborou uma lista com os dez países onde as pessoas vivem mais tempo
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Saúde - Envelhecimento
Em 2050, 30% da população do Brasil será de idosos
A porcentagem atual é de 12,5%. De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional
Notícias > Anteriores > Longevidade
Habitantes de Vilcabamba, no Equador, parecem ter descoberto a fórmula da juventude
Eles vivem, em média, 120 anos, leem sem óculos, conservam os dentes originais, têm vida sexual ativa e seus cabelos brancos voltam à cor natural sem explicação

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design