Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Especial - Diversidade em todas as idades
Sexo na 3ª idade tem contraindicação?
Para desmistificar os tabus sobre o assunto, a TV UOL entrevistou diversas pessoas nesta faixa etária, entre elas, Anísia Spezia, 68, colunista do Portal Terceira Idade
Matéria publicada no Portal Terceira Idade em 10/09/2015
Por: Caroline Fernandes Mussato
Jornalista, formada pela Unimar e autora do livro ‘Vivendo’, é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

Ary Fontoura e Nathalia Timberg interpretam os personagens Bernardo e Lutero,
na novela "Amor à Vida" (2013-2014), da Rede Globo

novela “Amor à Vida”, da Rede Globo, acabou, mas deixou um assunto no ar: o namoro e a relação sexual na 3ª idade. Os personagens Bernarda e Lutero, interpretados pelos atores Nathália Timberg e Ary Fontoura, mostraram que relacionamento na 3ª idade não é um bicho de 7 cabeças – pelo menos na televisão.

Tabu

O assunto ainda é tabu para muita gente. Sexo na 3ª idade é saudável? Tem alguma contraindicação? Pode-se pegar alguma DST (doença sexualmente transmissível)?

“Namorar e amar, em qualquer idade, é sempre bom, faz bem para as pessoas”Para responder estas e outras perguntas sobre sexualidade na 3ª idade, o programa @saúde com Jairo Bouer, da TV UOL, entrevistou diversas pessoas nesta faixa etária, entre elas, Anísia Spezia (foto), 68 anos, colunista e coordenadora de cuidadores voluntários do Portal Terceira Idade, para saber o que elas pensam a respeito da sexualidade na 3ª idade.

“Namorar e amar, em qualquer idade, é sempre bom, faz bem para as pessoas”, declara Anísia. E quando o assunto é camisinha, a “moçada” afirma que usá-la durante as relações sexuais é importante em todas as idades.

Sem contraindicação

Para o geriatra Omar Jaluul, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), “não existe nenhuma contraindicação de se continuar fazendo sexo durante toda a nossa vida”.

Segundo o geriatra, o advento dos medicamentos para disfunção erétil foi um marco na vida de muitos homens com mais idade. Mas também avisa para o problema das interações dessas drogas com outras, muitas vezes utilizadas por essa faixa etária. “É muito melhor conversar com o médico do que usar por conta própria”, observa.

Jaluul explica que o hormônio mais ligado à libido, tanto do homem quanto da mulher, é a testosterona. O declínio do hormônio ao longo da vida é normal, e a reposição só deve ser feita com avaliação dos riscos e dos benefícios. O mesmo vale para a reposição de estrogênio para as mulheres.

Vídeo/Fotos: TV UOL / divulgação
Mais sobre o assunto na internet
Gazeta do Triângulo > Colunas > Sexualidade na terceira idade
Quem disse que o sexo perde o seu encanto na terceira idade?
Cerca de 50% das pessoas acima de 60 anos – casadas ou que têm parceiros sexuais – relatam a prática de sexo a cada 15 dias mais ou menos
R7 > ABC da Saúde > Artigos
Mudanças naturais do sexo na idade madura
E sexo existe após os 65 anos?
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Sexualidade na 3ª Idade
“Na terceira idade, mente e alma são os componentes mais importantes numa relação amorosa”
É o que afirma Kurt Lenhard, 92, durante entrevista exclusiva, em alusão à polêmica sobre o romance de Bernarda (Nathália Timberg) e Lutero (Ary Fontoura), da novela “Amor à Vida”

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design