Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Especial - Diversidade em todas as idades
“Não me imagino viver sem amor...”
Esse é um dos segredos para a longevidade que Kurt Lenhard, 92, revela, em reportagem especial da TV Cultura, para manter-se ativo, feliz e saudável nesta fase da vida
Matéria publicada no Portal Terceira Idade em 03/12/2015
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga
e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

Para Kurt, “o mais importante é preocupar-se com aqueles que têm uma vida mais difícil do que a gente”

envelhecimento é um fato novo para a humanidade. Até meados do século 20, a expectativa média de vida girava em torno de 60 anos. Com o avanço da medicina, melhor alimentação e o saneamento básico, as pessoas passaram a viver mais e, hoje, viver até os 70, 80 e até mais de 90 anos está se tornando cada vez mais comum. Mas nem todos alcançam uma idade avançada com boas condições físicas e mentais.

Para mostrar um exemplo de longevidade, com uma vida ativa, feliz e saudável, o Programa Repórter Eco, da TV Cultura, entrevistou Kurt Lenhard, 92 anos, colunista do Portal Terceira Idade. Na reportagem, Kurt ensina alguns dos segredos de sua longevidade.

Ultrapassando a linha da expectativa de vida

foto notíciasDe origem alemã, Kurt chegou ao Brasil ainda adolescente, em 1939, conseguindo escapar das agruras da 2ª Guerra. Administrador e consultor, foi um dos criadores do Fórum da Educação e autor do livro “A Corrida pela Paz”, publicado em 1986.

Há quase 20 anos, Kurt ultrapassou a linha da chamada expectativa de vida, e ainda mantém o ritmo, esbanjando lucidez e raciocínio rápido.

Perguntado sobre que conselho daria para quem está nesta faixa etária e não tem tanto ânimo de vida, Kurt recomenda “se mexer, andar, fazer exercícios, e manter-se atualizado, seja através de jornal ou pela internet e, o mais importante, preocupar-se com aqueles que têm uma vida mais difícil do que a gente”.

“Não me imagino viver sem amor”

Para ele, o final de semana é sagrado. Vai sempre para a casa de sua namorada, 22 anos mais jovem, a bibliotecária Miriam Menossi (foto), 70. “Eu não posso me imaginar e nem consigo viver sem amor. Eu sou um sujeito emocional”, enfatiza.

Kurt declara que não tem medo de morrer. “Enquanto a vida durar, vamos aproveitar!”, finaliza. Assista à entrevista completa clicando no vídeo acima.

Vídeo: TV Cultura / divulgação
Fotos: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto na internet
Terra > Saúde > Bem-Estar > Artigos
Pesquisa tenta desvendar segredo da longevidade no Japão
O Japão tem a maior média de expectativa de vida do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU), e o segredo não é somente a alimentação, como se pensava
Estadão > Notícias > Saúde
Descoberto o segredo da longevidade
Aumente sua vida em dez vezes e sua capacidade reprodutiva em cem vezes. É isso que vai ocorrer se você for alimentado durante a infância com royalactin, um produto recém-identificado
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Longevidade
Habitantes de Vilcabamba, no Equador, parecem ter descoberto a fórmula da juventude
Eles vivem, em média, 120 anos, lêem sem óculos, conservam os dentes originais, têm vida sexual ativa e seus cabelos brancos voltam à cor natural sem explicação
Notícias > Anteriores > Sexualidade na 3ª Idade
“Na terceira idade, mente e alma são os componentes mais importantes numa relação amorosa”
É o que afirma Kurt Lenhard, 92, durante entrevista exclusiva, em alusão à polêmica sobre o romance de Bernarda (Nathália Timberg) e Lutero (Ary Fontoura), da novela “Amor à Vida”

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design