Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Especial Ano Novo - Cultura
Nem todos os países festejam a virada do ano no dia 31 de dezembro
Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário. Confira quando e como cada canto do planeta festeja o novo ciclo
Por: Karol Bernstein
Coordenador de Webdesign do Portal Terceira Idade
e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
Ano Novo no mundo

Foto mostra a comemoração do Ano Novo em alguns países do mundo

estejar o Ano Novo é uma prática muito antiga. Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário – a celebração ocorria entre 25 de março até 1º de abril. Quem instituiu o dia 1º de janeiro como o primeiro dia do ano foi o Papa Gregório XIII em 24 de Fevereiro do ano 1582. Mas, até hoje, nem todos os países festejam a virada do ano no dia 31 de dezembro.

No mundo

A comunidade judaica segue um calendário lunar e festeja o novo ano, o Rosh Hashaná, durante dois dias do mês de 'Tishrê', que ocorre entre setembro e outubro do nosso calendário. Nesta data, é comemorado o aniversário de criação do homem e da mulher. Durante esses dois dias, as famílias se reúnem nas sinagogas para rezar e, em seguida, vão para casa jantar.

Já os islâmicos celebram o Ano Novo em meados de maio, no aniversário da 'Hégira' – em árabe, “emigração”. Lá, o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.

Confira, abaixo, como cada canto do planeta festeja o novo ciclo:

foto notícias Brasil
Mantivemos costumes e hábitos dos povos que passaram por aqui. Dos italianos, herdamos a tradição de comer lentilhas; dos portugueses, o bacalhau; e dos africanos, vestir roupas brancas e jogar flores para Iemanjá.
foto notícias China
A comemoração acontece no 23º dia do último mês lunar, quando os chineses oferecem comida ao Deus da Cozinha para pedir prosperidade familiar. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês. Eles também colam nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado. À meia noite, comem um bolinho chamado guioza. Em seguida, vem a queima de fogos, que atrai sorte e afasta as coisas negativas.
foto notícias Japão
É a data mais importante no calendário. Eles costumam fazer uma cerimônia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada para afastar os maus espíritos. Na véspera, as famílias se reúnem para comer sobá – macarrão de trigo sarraceno –, pois acreditam que o alimenta ajuda a atrair fortuna. Na noite de 31 de dezembro, os japoneses vão ao templo para a cerimônia das 108 badaladas. De acordo com a crença budista, o tocar do sino serve para afastar os pecados e purificar as pessoas.
foto notícias Índia
É costume atirar objetos que representam impurezas e doenças na fogueira e fazer queima de fogos nas ruas.
foto notícias Itália
O novo ano é recebido com fogos de artifícios, para que todos fiquem acordados – acredita-se que os que dormem na virada do ano dormirão todo o ano. Em várias partes do país, dois pratos são considerados essenciais: o pé de porco e a lentilha.
foto notícias França
Foi este país que batizou a data com o nome de Réveillon, que é uma grande festa entre amigos, com boa comida e bebida. À meia noite, é costume todos se beijarem e tomarem muita champanhe.
foto notícias Grécia
Eles fazem um bolo com os mesmos ingredientes do panetone e colocam uma moeda de ouro dentro dele. Na virada do ano, o bolo é cortado entre todos os participantes da festa, e quem ganhar a moeda terá muita sorte durante o próximo ciclo.
foto notícias Espanha
A comemoração começa no dia 28 de dezembro e vai até o Dia de Reis (6 de janeiro), quando são feitas as cavalgadas e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca são colocados brinquedos para as crianças. Exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.
foto notícias Estados Unidos
A festa mais famosa do país acontece em Nova Iorque, na Times Square – cruzamento de duas grandes avenidas da cidade –, onde as pessoas se encontram para beber, dançar, correr e gritar. Durante a contagem regressiva, uma grande maçã vai descendo no meio da praça e explode à meia-noite, jogando balas e bombons para todos os lados.

Mais um ano em nossas vidas

O mais importante de tudo isso é que, independentemente da data estabelecida ou dos costumes de cada país ou religião, todos nós celebramos a chegada de mais um ano em nossas vidas e na vida de nosso planeta Terra!

O Portal Terceira Idade deseja a todos um Feliz Ano Novo, cheio de luz, paz e harmonia!

Feliz 2018 a todos os amigos do Portal Terceira Idade!
Feliz 2018 a todos os amigos do Portal Terceira Idade!
Feliz 2018 a todos os amigos do Portal Terceira Idade!
Feliz 2018 a todos os amigos do Portal Terceira Idade!
Feliz 2018 a todos os amigos do Portal Terceira Idade!

Vídeo e ilustrações: Portal Terceira Idade
Fotos: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
Wikipédia, a enciclopédia livre
Calendário gregoriano
O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravissimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C..
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Especial Ano Novo - Reflexão (vídeo)
“Você precisa aproveitar cada minuto, cada segundo dessa vida que é um presente de Deus!”
A frase do ator Francisco Cuoco, 84, nos faz refletir sobre a importância de olharmos para o presente, em todos os instantes da nossa vida. O Portal Terceira Idade deseja a todos um Feliz 2018, cheio de paz, saúde e harmonia!
Notícias > Especial Ano Novo - Mensagem (vídeo)
“Depois de ter vivido tanto, agora é o momento de recolher aquilo que, da vida, vocês puderam viver e experimentar”
A mensagem de Padre Fábio de Melo, em entrevista exclusiva ao Portal Terceira Idade, foi gravada durante um de seus shows no interior de São Paulo. Sua interpretação de "Apenas Mais Uma de Amor", de Lulu Santos, emocionou a platéia

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design