“Envelhecer com saúde e prazer: um direito de todos!” Esse tem sido o lema do Portal Terceira Idade e que todos nós gostaríamos que se tornasse uma realidade, no Brasil e em todos os países do mundo. Bem, pelo menos os holandeses levam essa afirmação muito a sério.
Tulipas, moinhos… e muita saúde

No dia 25 de abril, fui convidada a representar o Portal Terceira Idade e a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) em um evento que contou com a participação do cônsul de Inovação, Tecnologia e Ciência da Holanda em São Paulo, Nico Schiettekatte (no destaque da foto). O encontro, realizado no consulado holandês em São Paulo, teve como intuito promover uma troca de conhecimento sobre a realidade da saúde no Brasil e na Holanda.
Para mostrar ao público presente como o país – conhecido mais por sua imagem de tulipas e moinhos – investe na saúde de sua população, o cônsul relatou que há 2 anos o governo da Holanda criou o programa chamado “Tudo é saúde”.
O próprio nome indica que tudo no país é pensado para atingir uma vida saudável e que leve a um envelhecimento saudável e ativo. Com um programa focado no indivíduo, tudo o que se faz, em todo o país, é pensado na saúde, desde a infância.
“Prevenção, Cuidado dos Idosos e Inovação são o tripé de sustentação dos projetos desenvolvidos no país e são o foco de políticas públicas.”, afirmou o cônsul.
Saúde e felicidade
O sistema de saúde holandês foi eleito pela sexta vez o melhor da Europa, segundo o Euro Health Consumer Index. A Holanda é um dos países que mais investem na saúde da população, cuja longevidade já ultrapassa os 80 anos de idade, tendo empregado, em 2015, mais de 70 bilhões de Euros nesse setor. O foco do país é a prevenção – o indivíduo é o centro da questão, e não o tratamento – envolvendo pacientes e profissionais numa abordagem é integrada.
Eles reduziram em 50% o número de camas em casas de repouso, sendo que a população de idosos dobrou nos últimos 30 anos. Para isso, eles aumentaram o atendimento em home care.
E como a infância determina como seremos quando adultos – e quando mais velhos – outro índice também causa inveja aos demais países: a UNICEF elegeu as crianças holandesas as mais felizes do mundo.
Vamos torcer para que o Brasil siga o exemplo holandês.
Fotos/ilustrações: Consulado da Holanda em São Paulo / divulgação