
“Envelhecer com saúde e dignidade: um direito de todos!”. Esse tem sido o lema que motiva o trabalho do Portal Terceira Idade ao longo de seus 16 anos de existência (lançado em 11 de janeiro de 2006).
33 milhões
O Brasil está ficando mais velho. Hoje, mais de 33 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais que o triplo do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.
Dezesseis anos em defesa dos direitos do idoso
O Portal Terceira Idade atua junto a esta população desde 2006 para garantir seus direitos como cidadãos, abrindo espaço para sua inclusão social e digital.
Tentamos conscientizar cada vez mais toda a população – desde as crianças, jovens e adultos – sobre o respeito que o idoso merece. Com o apoio de vários profissionais, artistas e formadores de opinião, entre eles, Francisco Cuoco, Beth Goulart, Nicette Bruno (falecida em 2020), Stepan Nercessian, Jô Soares e Glória Menezes, além de Google Políticas Públicas, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção SP), MPF (Ministério Público Federal), médicos, jornalistas, estudiosos do envelhecimento, entre outros.
Uma sociedade na qual envelhecer não vai mais ser um problema
Sabemos que a medicina, em todas as suas áreas, tem evoluído muito e criado condições para o aumento da longevidade e a qualidade de vida de todas as pessoas, porém não podemos esquecer que ainda temos um caminho muito longo a trilhar para que estes benefícios estejam ao alcance de todas as camadas da população.
Quando falamos em direitos do idoso também temos consciência que ainda temos um grande trabalho a fazer para que isso se torne uma realidade plena no Brasil e no mundo. Mas temos certeza que trabalhando todos os dias, vamos conseguir juntos – o Portal e você – criar uma sociedade na qual envelhecer não vai ser mais um problema, mas, sim, uma razão para comemorar mais anos de vida, com dignidade e respeito!
Parabéns a todas as pessoas que continuam envelhecendo e buscando a vida todos os dias!
#IdosoEuRespeito – Adote essa atitude!
Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
G1 > Bem Estar > Notícias > Terceira idade no mundo
Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS
OMS expressou preocupação com discriminação contra pessoas mais velhas. Países com rendas mais altas têm mais discriminação, segundo pesquisa