
Hoje, o Brasil possui mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. O pais está envelhecendo… Mas isso não é um problema: envelhecer faz parte da vida, a questão é como envelhecemos!
Diferente de outros países, o Brasil envelheceu muito rapidamente. Acredito que não nos preparamos para esta situação – e, ainda menos, para a questão dos cuidados necessários dessa população.
Vários países em um só
As diferenças regionais e culturais das pessoas que vivem e envelhecem em áreas urbanas ou nas áreas rurais também é um grande fator a se levar em conta. Além de vivermos em um país transcontinental, somos vários países em um só!
Muitos idosos vivem sozinhos, especialmente nas grande cidades, diferente das áreas rurais, onde a família e os amigos estão sempre presentes – um fator que talvez prevaleça muito na questão de como envelhecemos –, além dos hábitos alimentares, o trabalho do dia a dia e tantas outros fatores específicos.
Todos nós envelhecemos
Enfim, o envelhecimento abrange todo e qualquer tipo de diversidade humana, seja de etnia, sexo, deficiência física ou cognitiva, religião… Todos nós envelhecemos.
Mais do que nunca, esse é um momento importante para nos questionarmos e buscar entender as várias faces do envelhecimento nas “Aquarelas do Brasil”!
Um longo caminho
Com certeza, temos um caminho longo pela frente, mas muito importante e possível de realizar, criando ações práticas e contando com o engajamento de toda a sociedade, dos profissionais de várias áreas da saúde física e emocional, sociólogos, economistas, dos órgãos públicos e privados e, com certeza, da pessoa idosa, seus filhos, netos e toda a sua família!
#IdosoEuRespeito – Adote essa atitude!
Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto
G1 > Bem Estar > Notícias > Terceira idade no mundo
Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS
OMS expressou preocupação com discriminação contra pessoas mais velhas. Países com rendas mais altas têm mais discriminação, segundo pesquisa