Especialistas em geral concordam que o sono tem um papel fundamental na nossa saúde. Porém, aproximadamente metade da população dorme menos do que deveria. Esse dado é preocupante, já que noites revigorantes são essenciais para o adequado funcionamento do metabolismo e estão diretamente relacionadas à alimentação.
Quando dormimos menos do que o necessário, o nosso apetite aumenta e há maior tendência de consumir alimentos mais calóricos, ricos em gorduras e açúcares. Isso acontece porque ocorre uma alteração na produção de hormônios responsáveis pela regulação da fome, saciedade e glicemia. Veja como tudo isso acontece e de que forma o sono impacta na alimentação:
Noites de sono bem dormidas
Esse processo é cíclico. Isso quer dizer que, quanto melhores são as escolhas alimentares, mais chances existem de ter uma noite de sono boa e reparadora. E quanto pior for o período de sono, maior será a necessidade de consumo de alimentos calóricos, ricos em açúcar e gordura. Ou seja, esses processos estão intimamente ligados. Observe:
Ciclo das escolhas alimentares
Dessa maneira, para contribuir com uma noite bem dormida, é preciso investir em uma alimentação balanceada que proporcione e estimule uma noite de sono tranquila e satisfatória. Assim, é recomendado evitar alimentos estimulantes como: café, chocolate, chá-mate, chá-preto, chá-verde, refrigerantes, guaraná em pó, bebidas energéticas e gengibre. E aliar o consumo de alimentos que possuem propriedades potenciais de promoção do sono, como, por exemplo, o leite.
Bebida tranquilizante, com capacidade de indução do sono
Em muitos países ocidentais, o leite de vaca é tradicionalmente considerado uma bebida tranquilizante, com capacidade de indução do sono. Estudo realizado há mais de 80 anos relatam que adultos que consumiram leite com flocos de milho exibem uma maior tendência para ter um sono ininterrupto.
Sensação de relaxamento e bem-estar
Recentemente, alguns estudos demonstram que uma parte da proteína do leite, os peptídeos, podem influenciar em uma melhor qualidade do sono. Além disso, o leite também possui triptofano, um aminoácido percursor de serotonina, que proporciona a sensação de relaxamento e bem-estar e pode, por consequência, ajudar a dormir.
Sendo assim, cuidar da sua alimentação, pode trazer muitos benefícios para um sono de qualidade e que realmente cumpra o seu papel regenerativo e reparador. Cuide da sua saúde, da sua alimentação, e tenha noites bem dormidas. Seu corpo agradece!
Fonte: Piracanjuba
Foto: Image by gpointstudio on Freepik
Mais sobre o assunto
VivaBem UOL > Notícias > Alimentação
Dormir mal piora alimentação, mas dieta pode ser aliada do sono; veja como
Um sono ruim piora a alimentação, mas comer mal também pode piorar o sono
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)