Quem cometeria um crime, de propósito, só para ficar preso? Se na vida real essa é uma situação praticamente improvável, na ficção, a história é diferente. ‘Prenda-me, por favor!’ é um livro divertido e descontraído, da sueca Catharina Ingelman-Sundberg, que conta a história de cinco velhinhos que tiveram essa ideia depois que o Lar Diamante, casa de repouso onde moram, trocou de direção.
Martha, uma adorável senhora de 79 anos, e seus amigos começaram a sofrer: comida racionada, rotina tediosa e o fim dos passeios diários… Como resolver um problema assim? Simples: cometer um crime e viver num presídio do país, considerado um dos melhores do mundo.
Texto bem-humorado
Mas as aventuras de Martha e de seus amigos estão longe de ser uma história policial… ‘Prenda-me, por favor!’ é uma deliciosa e divertida aventura que envolve o leitor por meio de um texto bem-humorado e recheado de momentos de suspense. Sucesso em mais de 16 países, a obra foi lançada no Brasil pela Editora Gutenberg.
O livro retrata com sutileza a condição de vida dos idosos em qualquer lugar do mundo e faz o leitor refletir como é possível viver melhor no fim da vida, de um modo divertido e não tedioso ou doente.
Autora sensível
Catharina Ingelman-Sundberg (na foto acima) é uma das autoras mais amadas da Suécia. Formada em arqueologia, história e história da arte, ela decidiu mudar de profissão e cursou jornalismo na universidade de Gotemburgo e não parou mais de trabalhar com textos.
Em 1999, seu estilo peculiar, sensível e bem-humorado, lhe rendeu a conquista do prêmio literário sueco Widding, como melhor autor de romances históricos e de história popular. Tem 17 livros publicados, que já venderam mais de 500 mil exemplares em todo o mundo, tendo sido traduzidos para vários idiomas em cerca de duas dezenas de países.
Fotos: Editora Gutenberg / divulgação
Serviço
Título: Prenda-me, por favor!
Editora: Gutenberg
Autora: Catharina Ingelman-Sundberg
Tradução: Jaime Bernardes
Número de páginas: 336
Mais sobre o assunto na internet
GHZ > Pioneiro > Cultura e Lazer > Comportamento
Envelhecer é um dom: idosos caxienses mostram que não há idade para buscar prazer na vida
A senhora que gravou um CD aos 80 anos, outra que fez rapel aos 75 e um casal que irá comemorar 70 anos de casamento dão seus exemplos
Abril > Super Interessante > Comportamento
Por que os velhos são mais sábios
A sabedoria humana atinge o seu ápice justamente quando outras aptidões do cérebro começam a diminuir. Entenda essa aparente contradição
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)
1 Comentário
Minha sobrinha está se revelando a cada dia, exímia pesquisadora em fontes relativas aos distúrbios comportamental na terceira idade! E tem me ajudado no tratamento de uma idosa minha vizinha.