O perfil das pessoas com mais de 50 anos mudou bastante nas últimas décadas. A nova geração de avós está muito mais ativa – socialmente e economicamente. Além disso, participam mais da criação dos netos. É o que mostra a pesquisa “Envelhecer com novidade: A influência dos avós na geração Alpha”, realizada pelo C. Lab, laboratório interno de pesquisa da Nestlé Brasil em parceria com a Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente, que entrevistou homens e mulheres na faixa etária de 50 a 80 anos, de todas as regiões do Brasil e das classes sociais A, B e C.
Alguém que dá amor
A relação da atual geração de avós com os netos também se mostra mais próxima do que nunca. Eles estão mais participativos na criação e ajudam a cuidar dos netos. Quando entrevistadas, as mães de 30 a 45 anos disseram que 51% das avós de seus filhos e 31% dos avôs, às vezes, ajudam na criação de seus filhos. Esta ajuda acontece cuidando quando alguém fica doente (81%), dando apoio emocional (82%), brincando e entretendo (75%) ou ficando com eles quando os pais viajam a trabalho (51%).
Em relação ao tempo para convivência entre avós, netos e bisnetos, o fim de semana ainda é o campeão em promover estes momentos. Cerca de 45% dos avós disseram que veem os netos nesses dias e 42% veem os bisnetos no fim de semana. No entanto, também há casos de convivência diária, cerca de 27% veem os netos todos os dias e 6% os bisnetos.
Isso também se reflete na percepção que os netos têm sobre os avós. De acordo com 92% dos entrevistados, seus netos o percebem como alguém que dá amor, 74% disseram que são vistos como alguém que faz comidas gostosas e 74% alguém que faz a vontade do neto.
50+ no ambiente digital
“A atual geração de avós é composta por pessoas bastante ativas, que têm orgulho das realizações que fizeram ao longo da vida e, mais ainda, desejam viajar, curtir, ter saúde e disposição para acompanhar o crescimento dos seus netos e bisnetos ”, explica Vivian Beppu, gerente da marca Nestlé Nutren Senior à época da pesquisa.
“O que você quer ser quando envelhecer?”
“O Brasil vive um dos processos de envelhecimento mais intensos e rápidos do mundo. A projeção do IBGE é que, em 25 anos, a população de 60+ passará de 10% para 20%. Enquanto que a França, por exemplo, levou 145 anos para atingir esse percentual”, enfatiza.
Foto: Image by Freepik
Fonte: FSB Comunicação
Mais sobre o assunto
Globo.com > Revista Crescer > Família > Notícias
Netos e avós: a importância dessa relação
Resultados de novas pesquisas reforçam que a convivência entre crianças e idosos é benéfica para ambos os lados
Catraca Livre > Artigos > Saúde e Bem-Estar > Intergeracional
Ciência comprova o benefício da relação entre avós e netos
Relação de netos com avós, de acordo com um estudo, aumenta desempenho escolar, autoestima, inteligência emocional e a fazer amigos
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)