A Holanda foi eleita, pela sexta vez, o país com o melhor sistema de saúde da Europa, segundo o Euro Health Consumer Index. A Holanda é um dos países que mais investem na saúde da população, cuja longevidade já ultrapassa os 80 anos de idade, tendo empregado, na última década, mais de 70 bilhões de Euros nesse setor. O foco do país é a prevenção – o indivíduo é o centro da questão, e não o tratamento – envolvendo pacientes e profissionais numa abordagem é integrada.
Tulipas, moinhos… e muita saúde
Um levantamento feito pela Unicef apontou que as crianças holandesas são as mais felizes do planeta. E é nessa fase da vida que os holandeses acreditam ser o começo do envelhecimento saudável. No país, é a partir dos 65 anos que uma pessoa é considerada idosa. Em 2015, a expectativa de vida era de 78,1 anos. Desse total, 80% vivem de forma praticamente independente.
A ONG Help Age também fez um levantamento que destacou alguns indicadores ligados ao envelhecimento saudável holandês: empregabilidade (muitos idosos ainda trabalham), relações sociais (a maioria tem parentes ou amigos com quem contar), segurança no bairro em que moram, satisfação com a liberdade de escolha em suas vidas, sistema público de qualidade. Quase 100% sentem que a vida tem sentido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Holanda é o único país da União Europeia que não tende a ver suas taxas de obesidade crescer nos próximos 15 anos. Um dos motivos que contribuem com isso é a facilidade de locomoção com bicicletas.
Tudo é pensado na saúde, desde a infância
“Prevenção, Cuidado dos Idosos e Inovação são o tripé de sustentação dos projetos desenvolvidos no país e são o foco de políticas públicas”, afirma um dos representantes do consulado da Holanda em São Paulo.
Para mostrar ao mundo como o país – conhecido mais por sua imagem de tulipas e moinhos – investe na saúde de sua população, o representante relata que o governo da Holanda criou um programa chamado “Tudo é saúde”.
O próprio nome indica que tudo no país é pensado para atingir uma vida saudável e que leve a um envelhecimento saudável e ativo. Com um programa focado no indivíduo, tudo o que se faz, em todo o país, é pensado na saúde, desde a infância.
Vamos torcer para que o Brasil siga o exemplo holandês.
Fotomontagem: Image by wirestock on Freepik; Image by wirestock on Freepik
Mais sobre o assunto
Estadão > Especial > Saúde pública
Chile e Holanda são modelos de gestão da saúde pública para idosos
No país latino-americano, cuidados com prevenção são feitos ainda na idade adulta
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)