Quem não se lembra da famosa frase no comecinho dos filmes e seriados do nosso querido “Super-Homem”? Passamos praticamente toda a nossa infância assistindo a esse e tantos outros super-heróis na nossa telinha.
Um super-herói de verdade
Bem, eu tive a chance e o prazer de conhecer um super-herói de verdade: meu pai! Falam muito que mãe é mãe, mas pai também é pai! Sei que, devido à nossa cultura matriarcal, na maioria das vezes, quem segura a onda na casa é a mãe, mas toda a regra tem suas exceções…
Muitos pais também são “Super-Pais”. E o meu era assim! Vem chegando aí mais um Dia dos Pais! Uma data comercial, porém, nos remete à figura do pai – aquele homem forte, às vezes bravo, às vezes triste, apressado, cansado do trabalho, mas que também tem seu lado sensível, frágil e carinhoso.
“Tudo é possível, não tenha medo, você consegue!”
Dedico esta coluna ao meu querido “Super-Pai”. Como dizem as crianças: “ele já está lá no céu, com os anjinhos…” Tenho certeza que ele continua olhando pelos seus filhotes como fazia quando estava aqui!
Papai sempre perguntava se já havíamos comido, estudado, se estávamos ‘dodói’. Nos levava na escola, na casa dos amiguinhos, ao médico, ao parque de diversões e, mais do que tudo, me ensinou a acreditar e seguir sempre em frente, por mais que as coisas parecessem difíceis ou até impossíveis de acontecer. Ele sempre dizia: “tudo é possível, não tenha medo, você consegue”!
Para ele, sempre seremos crianças…
Hoje, percebo o quanto ele me mostrou que tudo começa com um sonho e, depois, se corrermos atrás com muita vontade e persistência, eles vão se realizar! Imagino quantas vezes ele teve medos, incertezas, passou noites em claro pensando em como resolver seus problemas, mas, para ele, seus filhos sempre foram suas crianças.
Imagino que várias pessoas, infelizmente, não tiveram a presença do pai em suas vidas devido a vários fatores, mas não é por isso que vamos deixar de lado os “Super-Pais”. Percebo agora, mais do que nunca, que é a nossa vez de sermos “Super-Mães” e “Super-Pais”. Parabéns a você, meu querido pai, e a todos os pais e mães do mundo!
Ilustração: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto na internet
UOL > Mundo Educação > Datas Comemorativas
Dia dos Pais
A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909
Estadão > Blogs > Educar para felicidade
A importância do pai no desenvolvimento dos filhos
A autoridade do pai deve ser utilizada para dar orientações seguras e gerar confiança e independência
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)