O que você faria se você estivesse em um quarto de hospital e de repente entrassem vários palhaços vestidos de doutores cantando e falando frases alegres? Bem, acho que você iria… rir! Simples assim!
Desde 1991, os Doutores da Alegria, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, introduziram a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.
Palhaços em hospitais
Com o Programa ‘Palhaços em Hospitais’, principal iniciativa da organização, o grupo já realizou mais de dois milhões e trezentas mil intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.
Nos encontros semanais com as crianças em 8 hospitais de São Paulo e 4 em Recife, as duplas de palhaços subvertem a rotina hospitalar e propõem novos sentidos para a experiência de internação. No Rio de Janeiro, com o projeto ‘Plateias Hospitalares’, desenvolvem a curadoria de uma programação artística permanente e gratuita, que inclui teatro, música, dança, circo e poesia em 7 hospitais públicos, ampliando as relações entre arte e saúde.
O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de pessoas e empresas.
Foto: Doutores da Alegria / divulgação
Mais sobre o assunto
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)