Depois de se aposentar, vem a pergunta: “e agora?”. Antigamente, a aposentadoria era vista como um eterno período de descanso. Mas os tempos mudaram. Atualmente, este é apenas o início de uma nova fase para muita gente.
Uma nova perspectiva para esta fase da vida
Com tempo livre e algumas reservas financeiras, é possível se dedicar a uma infinidade de hobbies ou atividades físicas. E para quem ainda precisa de uma fonte de renda, seja para complementar o benefício ou ajudar a família – ou gosta de se sentir útil e produtivo – continuar trabalhando pode abrir uma nova perspectiva para esta fase da vida.
Manter-se em atividade melhora o bem-estar físico e mental. Assim, aproveitar o tempo de forma lucrativa e prazerosa é uma excelente ideia, já que o benefício recebido mensalmente ou os investimentos nem sempre são suficientes.
Ao seu favor, conta a experiência adquirida após tanto tempo de mercado de trabalho. Você pode usá-la tanto para desenvolver seu próprio negócio como para abrir novas portas e oportunidades. Mas saber por onde começar nem sempre é fácil. Confira algumas ideias de negócios que você pode começar o quanto antes.
Pequenos negócios: bons e lucrativos
Vamos falar a verdade: nem todo mundo deseja ou tem as habilidades e requisitos necessários para abrir um negócio, seja na área que já tem experiência ou em uma nova empreitada profissional.
A boa notícia é que você pode começar de forma mais simples, usando os conhecimentos que possui em determinadas áreas para ocupar o tempo e fazer uma renda extra. Aqui estão algumas dicas de pequenos empreendimentos que possibilitam gerenciar o próprio horário, além de não exigirem uma carga muito pesada de afazeres.
Transforme seu hobby em um negócio
Jardinagem, cozinha, pintura, fotografia, artesanato… O que você gosta de fazer? Pois saiba que é possível unir esta paixão a um modelo lucrativo de trabalho. Você pode aproveitar suas redes de contatos para divulgar seus produtos e serviços, ou até mesmo oferecer um curso na área.
Ofereça treinamento, consultoria e palestras
Ao longo de tanto tempo de trabalho, você provavelmente acumulou bastante experiência e credibilidade em sua profissão. Que tal dividir este conhecimento? Treinamentos, consultoria e palestras são uma ótima e rentável forma de compartilhar tudo o que você aprendeu.
Seja babá de animais
Já imaginou ser pago para cuidar dos bichinhos de quem viaja? Se você é desses que ama animais, pode ser a oportunidade perfeita. Além de ganhar dinheiro, você sempre terá companhia em seus dias de aposentadoria.
Torne-se um revendedor de produtos
Tornar-se um revendedor é muito simples. Existem diversas empresas na área de cosméticos, por exemplo, nas quais é possível até mesmo obter mais ganhos organizando uma rede de distribuidores. Mas, cuidado: procure marcas reconhecidas e fuja das pirâmides!
Trabalhe com alimentação
Hoje em dia, com os aplicativos de entrega, trabalhar com alimentação ficou bem mais fácil. Se você tem talento na cozinha, pode explorar esta área focando em cardápios especiais, ou ainda investir em uma lanchonete ou pequeno restaurante.
Invista no transporte
Gosta de dirigir? Oferecer um serviço de frete e transporte de pequenas cargas pode ser uma excelente forma de complementar a renda. Também existem as opções de transporte de passageiros, via aplicativo, em que você faz seu horário e define o ritmo de trabalho.
Faça serviços de casa
Se você está em boas condições de saúde e é do tipo que coloca a mão na massa, por que não aproveitar seu conhecimento com elétrica, encanamento, pintura ou marcenaria e transformar isto em uma fonte de renda?
Cuide de pessoas mais velhas
Muitos idosos necessitam de cuidados especiais e acompanhamento, seja para ajudar a fazer as compras, ir ao médico, controlar os remédios ou apenas se locomover com segurança pela própria casa. Como estas tarefas podem ser bem difíceis, principalmente para os mais jovens, muitos aposentados têm se dedicado a ela.
Empreender é uma aventura, não importa a idade
Poder trabalhar em casa, ganhar um dinheiro extra para complementar a renda, manter a mente ativa e um relacionamento constante com outras pessoas são algumas das vantagens de seguir trabalhando após a aposentadoria.
Como você pode ver, existem opções para todos os gostos, desde serviços que exigem menos disponibilidade e um ritmo mais tranquilo até os desafios e emoções que a abertura de um novo negócio envolvem. Agora é só planejar, avaliar as possibilidades e fazer a sua escolha.
Lembre-se: empreender é uma aventura, não importa a idade!
Foto: Arte em A.I. Karol Bernstein
Mais sobre o assunto
SEBRAE – A força do empreendedor brasileiro
Conheça o SEBRAE
Entenda como abrir seu próprio negócio
SEBRAE São Paulo > Empreendedorismo > Perfil Empreendedor
Aproveite a experiência para empreender na terceira idade
Pessoas acima de 60 anos reúnem características ideais para o empreendedorismo. Elas têm menos medo dos riscos e apostam na realização pessoal ao abrir negócio
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)