Quando você pensa em autocuidado, qual o primeiro pensamento que vem à cabeça? Praticar atividade física? Meditar? Ter uma alimentação balanceada?
De fato, todas essas atividades são exemplos. Como o próprio nome diz, o autocuidado é a atenção dedicada a você mesmo, reconhecendo as suas necessidades físicas, mentais e emocionais. Num mundo cada vez mais agitado, ansioso e complexo, é essencial termos um olhar para nós. Afinal, para lidarmos com tudo isso, é preciso, primeiramente, estar bem.
7 pilares do autocuidado
Basicamente, o autocuidado é o alicerce da saúde geral e abrange muitos aspectos de como cuidar de si mesmo: corpo físico, saúde mental, bem-estar emocional, aprendizagem e alimentação saudável. A Fundação Internacional do Autocuidado refere 7 pilares fundamentais, como mostra a figura abaixo.
Desse modo, existe um pilar do autocuidado que é fundamental para a saúde: a nutrição. Os alimentos que consumimos têm um grande efeito em nossas vidas. Por isso, vamos apresentar algumas maneiras de praticar o autocuidado no quesito nutricional.
Verifique seu estresse
Um alto nível de estresse pode afetar a saúde e, quando ocorre de forma crônica, pode trazer efeitos negativos, como o aumento do apetite, redução da hidratação e prejuízo ao funcionamento geral do sistema gastrointestinal. Isso pode afetar as escolhas alimentares e criar um círculo vicioso, com a busca por alimentos ricos em açúcar e gorduras, por exemplo. Portanto, o controle do estresse é fundamental para uma boa prática nutricional.
Lide bem com a sua alimentação
Parte de ter boas práticas de nutrição é não ignorar o apetite. Por isso, é necessário nutrir o corpo, ao invés de restringi-lo. Quando falamos sobre nutrição adequada e autocuidado, queremos dizer que é preciso fornecer elementos que o organismo precisa para funcionar adequadamente, como: proteínas, equilíbrio de gorduras, vitaminas, minerais e carboidratos integrais.
Equilibre sua alimentação
Criar um senso de equilíbrio é muito importante, balanceando as refeições com todos os grupos de alimentos: proteínas vegetais ou animais, leites, queijos e iogurtes, frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Cada alimento possui nutrientes específicos, com diferentes propriedades e funções no corpo.
Planeje as refeições
O planejamento é fundamental para aderir às práticas saudáveis, seja preparando as refeições, fazendo compras no mercado, ou mesmo reservando um tempo para fazer a refeição.
Ambiente
A quantidade, as escolhas e a forma como nos alimentamos também é determinante para a saúde. Quantos de nós almoçamos na frente do computador ou ao telefone? Por isso, crie um ambiente livre de distrações, tornando o momento da refeição mais tranquilo e consciente.
Compartilhe
Reservar um momento para desfrutar as refeições com amigos ou família pode ser outra maneira de autocuidado, o ato de comer com alguém ou em grupo facilita o vínculo e aproxima as pessoas.
Cozinhe
Para aqueles que apreciam cozinhar como uma forma de redução do estresse, essa é a maneira perfeita de incorporar a nutrição à sua rotina de autocuidado. Não só a atividade de cozinhar pode ajudar a reduzir o estresse, mas ter suas refeições preparadas e planejadas garante que você faça refeições balanceadas ao longo do dia.
Como vimos, o autocuidado tem a ver com atos e rituais que contribuem com a saúde e bem-estar. Para isso, dedicar práticas sustentáveis e equilibradas que promovam uma alimentação correta e adequada é essencial!
No fundo, a nutrição saudável é um investimento em você e em sua vida!
Fonte: Piracanjuba
Foto: Image by karlyukav on Freepik
Ilustração: Piracanjuba
Mais sobre o assunto
Conexa Saúde > Saúde Mental
Autocuidado: importância, como praticar e dicas
Vivemos em um mundo tão agitado que, pensar em parar uns minutos para cuidar de si mesmo, pode não ser tão fácil assim
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)
1 Comentário
otimo artigo