Vidas mais longas são uma das maiores conquistas da humanidade. No entanto, não queremos apenas adicionar anos às nossas vidas. Queremos, também, desfrutar de boa saúde e bem-estar na velhice. Isso é envelhecimento saudável.
Hoje, muitas pessoas em todo o mundo experimentam uma saúde muito pior do que deveriam devido a ambientes desfavoráveis que os impedem de maximizar seus anos posteriores.
À medida que envelhecemos, nossos ambientes físicos e sociais devem nos fornecer os recursos básicos e o suporte necessário para levar uma vida saudável.
O acesso a cuidados de saúde e nutrição adequada, oportunidades de educação e emprego, habitação segura e comunidades solidárias tornam-se as raízes que nutrem o nosso desenvolvimento e bem-estar. Se nosso ambiente não nos sustenta à medida que envelhecemos, nossa saúde declina e lutamos para florescer. Com o tempo, podemos nos tornar desconectados, infelizes e um fardo para os outros.
2021-2030: Década do Envelhecimento Saudável
Em 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a década 2021-2030 como a “Década do Envelhecimento Saudável”, com o objetivo de proporcionar a todos, em todo o mundo, a oportunidade de acrescentar vida aos anos, onde quer que vivam.
A Década do Envelhecimento Saudável da ONU é uma colaboração transformadora de diversos setores e partes interessadas, e se concentra em mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação ao envelhecimento: cultivar ambientes amigáveis aos idosos, criar sistemas e serviços de saúde integrados e responsivos e garantir o acesso a cuidados de longa duração para os idosos que deles necessitem.
Sociedades mais equitativas, saudáveis e felizes
Ao combater os estereótipos, preconceitos e discriminação baseados na idade, podemos melhorar o desenvolvimento econômico, aproveitar o conhecimento intergeracional e criar sociedades mais equitativas, saudáveis e felizes: um mundo para todas as idades.
Ambientes físicos e sociais amigáveis aos idosos
Ao criar ambientes físicos e sociais amigáveis aos idosos, podemos permitir que os idosos envelheçam com segurança em um lugar adequado para eles, continuem a se desenvolver pessoalmente, sejam incluídos e contribuam para suas comunidades, mantendo sua independência e saúde.
Cuidados integrados
Prestando cuidados integrados, podemos tratar a pessoa e não apenas as suas doenças individuais, para melhor gerir as condições crônicas, manter a capacidade física e mental e prevenir a dependência de cuidados.
Acesso a cuidados de longo prazo
Ao garantir que as pessoas tenham acesso a cuidados de longo prazo quando precisam, podemos garantir que todos tenham os cuidados e o apoio necessários para viver com dignidade e direitos.
Agregar qualidade à quantidade
Atuando juntos nessas quatro áreas, podemos agregar qualidade à quantidade e dar a todas as pessoas a chance de levar uma vida significativa, independentemente da idade.
Juntos, podemos fazer valer cada ano – não pelos números, mas pela forma como vivemos e crescemos.
Reconhecimento internacional
Como reconhecimento internacional pela sua atuação no Brasil desde 2006 em prol dos direitos e da saúde do idoso, sua preocupação com a saúde e inclusão social para todas as pessoas 50+ ao redor do mundo, suas famílias e as comunidades em que vivem, o Portal Terceira Idade foi eleito representante Brasil de órgãos internacionais, entre eles:
- International Longevity Alliance (Aliança Internacional pela Longevidade; Israel),
- Handicap-Vie-Dignité (Vida com Dignidade para Deficientes; Montreal, Canadá) e
- ONU/INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse (Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos; Washington DC, EUA)
“Envelhecer com saúde, dignidade e respeito: um direito de todos!”
Sabemos que há muito por fazer e, por isso, vamos continuar trabalhado para criar uma sociedade na qual envelhecer não será um problema, mas, sim, uma razão para comemorar mais anos de vida, com dignidade e respeito!
Fonte: Organização das Nações (ONU) – Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030
Foto: Image by rawpixel.com on Freepik
Logotipo ‘Década do Envelhecimento Saudável’: ONU/OMS
Mais sobre o assunto
OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde Américas
Envelhecimento Saudável
O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida
Facebook > Portal Terceira Idade > Lives
“Viver mais e melhor, com saúde e felicidade!” (25/05/2023)
Live em homenagem à Década do Envelhecimento Saudável da ONU, com a presença online da Senadora Mara Gabrilli, responsável por Políticas Públicas para o Envelhecimento no Brasil
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)