Não é novidade que a prática de atividade física é uma grande aliada do bem-estar físico e mental. Entre tantas opções, uma tem ganhado cada vez mais adeptos: modalidade preferida de quem quer emagrecer e tonificar os músculos, a corrida é excelente também para a saúde do coração. Além disso, ela é de fácil acesso e baixo custo: basta um par de tênis, roupas leves e água.
Efeitos positivos da corrida
A corrida é uma atividade aeróbica que melhora a capacidade do coração de bombear o sangue para o restante do corpo. Com a prática regular, há aumento do condicionamento físico, fazendo o corpo economizar energia para realizar algumas tarefas, como subir escadas, por exemplo. Essa resistência evita que o organismo se sobrecarregue, o que facilita o controle do colesterol, da pressão arterial e do peso.
Os efeitos positivos já podem ser sentidos na segunda ou terceira semana praticando corrida de longa duração e baixa densidade. E o melhor é que, ao longo do tempo, seu condicionamento vai aumentando cada vez mais e afastando os problemas cardíacos.
Reduz o peso
Correr faz bem e promove um grande perda calórica – em apenas 30 minutos de atividade, pode-se gastar 600 calorias, a depender da intensidade do treino, claro. Quando corremos, o corpo busca energia nas reservas de açúcar e, como elas se esgotam rapidamente, passam a converter a gordura corporal em energia para os músculos, resultando em perda de peso.
Diminui o colesterol
Correr é uma excelente forma de reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e aumentar as taxas de HDL, o bom colesterol. Segundo o artigo científico “Running as a Key Lifestyle Medicine for Longevity”, quem pratica esse exercício físico vive cerca de três anos mais do que os não praticantes.
O cardiologista Ricardo Pereira explica a diferença entre o bom e o mau colesterol. Confira no vídeo abaixo:
Controla a pressão arterial
Pessoas com hipertensão podem praticar a corrida de rua por tempo médio de 30 a 60 minutos, desde que não seja muito intensa. A atividade promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o desempenho do sistema cardiovascular como um todo. Também é importante que, nesses casos, haja acompanhamento médico.
Ajuda contra insuficiência cardíaca
A corrida é um dos exercícios indicados para quem tem insuficiência cardíaca (IC), doença em que o coração não consegue bombear o sangue devidamente. A atividade melhora a frequência cardíaca de repouso e o consumo de oxigênio, fatores que aumentam a capacidade cardiovascular após um período de treinamento. O ideal é correr de 3 a 5 vezes por semana e o exercício precisa ser autorizado pelo cardiologista.
Confira algumas informações que explicam como a corrida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
Saúde do coração
O coração é responsável pela distribuição sanguínea nas artérias do corpo. Por dia, ele bombeia mais de 70 mil litros de sangue, mantendo o bom funcionamento do organismo. Para que a saúde do órgão seja potencializada, é indispensável a adoção de um estilo de vida mais equilibrado. Por isso, mudar hábitos relacionados à alimentação, sedentarismo e parar de fumar, é fundamental.
Entretanto, diversas condições podem aumentar os riscos de desenvolver problemas de saúde. Colesterol alto, hipertensão arterial e obesidade são importantes fatores de risco para doenças cardíacas.
Obesidade
O coração de quem tem obesidade sofre uma série de alterações. A gordura em volta dele potencializa o risco de entupimento das artérias. Além disso, com níveis elevados de açúcar no sangue (glicose), aumentam as chances de ocorrer enrijecimento do músculo cardíaco, o que impede seu funcionamento adequado.
Hipertensão
A pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração precise de um esforço maior para distribuir o sangue corretamente pelo corpo. A doença afeta 30 milhões de brasileiros e não apresenta sintomas em 99,9% dos casos, podendo levar à morte.
Colesterol alto
Doença silenciosa, o colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares no mundo. No Brasil, são aproximadamente 300 mil óbitos todos os anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol acima do limite máximo (240 mg/dL).
Alimentação saudável
Claro que os alimentos também podem afetar a saúde do coração. Por isso, além de correr, é importante adotar uma alimentação saudável e beber bastante água para garantir o bom funcionamento do organismo.
Fonte: Pague Menos
Referências: Ministério da Saúde, Ativo.com, SBCBM
Foto: Image by rawpixel.com on Freepik
Mais sobre o assunto
Tua Saúde > Fitness
15 benefícios da corrida para a saúde
Correr na natureza aumenta a felicidade durante e logo após a corrida. Confira outros benefícios
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)