“Envelhecer com dignidade e respeito: um direito de todos!”. Esse tem sido o principal objetivo do Portal Terceira Idade, que comemora 18 anos, em janeiro de 2024, trabalhando em prol dos direitos e da dignidade da pessoa idosa.
31 milhões acima de 60 anos
O Brasil está ficando mais velho. Hoje, mais de 33 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em julho de 2022 –, 14,7% da população residente no Brasil, mais que o triplo do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.
Dezessete anos em defesa dos direitos do idoso
O Portal Terceira Idade atua junto a esta população desde 2006 para garantir seus direitos como cidadãos, abrindo espaço para sua inclusão social e digital.
Tentamos conscientizar cada vez mais toda a população – desde as crianças, jovens e adultos – sobre o respeito que o idoso merece, com o apoio de vários profissionais, artistas e formadores de opinião, entre eles, Nicette Bruno, Beth Goulart, Francisco Cuoco, Stepan Nercessian, Jô Soares e Glória Menezes, além de Google Políticas Públicas, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção SP), MPF (Ministério Público Federal), médicos, jornalistas, estudiosos do envelhecimento, entre outros.
Ao longo de 18 anos, realizamos dezenas de eventos, debates, shows e workshops, com o intuito de conscientizar toda a população que envelhecer com saúde e prazer é um direito de todos!
Uma sociedade na qual envelhecer não vai mais ser um problema
Sabemos que a medicina, em todas as suas áreas, tem evoluído muito e criado condições para o aumento da longevidade e a qualidade de vida de todas as pessoas, porém não podemos esquecer que ainda temos um caminho muito longo a trilhar para que estes benefícios estejam ao alcance de todas as camadas da população.
Quando falamos em direitos do idoso também temos consciência que ainda temos um grande trabalho a fazer para que isso se torne uma realidade plena no Brasil e no mundo. Mas temos certeza que, trabalhando todos os dias, vamos conseguir juntos – o Portal e você – criar uma sociedade na qual envelhecer não vai mais ser um problema, mas, sim, uma razão para comemorar mais anos de vida, com dignidade e respeito!
Parabéns a todas as pessoas que continuam envelhecendo e buscando a vida todos os dias!
Para mostrar um pouco do nosso trabalho, editamos um breve vídeo clipe com uma retrospectiva dos melhores momentos do Portal Terceira Idade. Assista ao vídeo acima.
ONU e a discriminação à pessoa idosa
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), ações discriminatórias limitam a atuação dos idosos em locais de trabalho e na área da saúde, impactando de forma negativa o bem-estar desses cidadãos. Clique no player abaixo para ouvir áudio da Rádio ONU em homenagem ao Dia Mundial do Idoso (duração: 1’17”).
Vídeo: TV Portal Terceira Idade
Áudio e foto: Rádio ONU
Mais sobre o assunto
G1 > Bem Estar > Notícias > Terceira idade no mundo
Para 60% da população, idosos não são respeitados, diz estudo da OMS
OMS expressou preocupação com discriminação contra pessoas mais velhas. Países com rendas mais altas têm mais discriminação, segundo pesquisa
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)