
“Todos os dias, pontualmente às 16h, meu pai se sentava à mesa com todos os filhos e sua esposa para conversar sobre o dia, enquanto minha mãe preparava um delicioso chá de rooibos – um chá da tarde típico holandês –, que ela servia com bolachas, torta ou um pão de passas que ela mesma fazia”.
Essa é uma das lembranças de Antônio Hulshof (na foto acima, à esquerda), filho de imigrantes holandeses que se conheceram em Holambra quando chegaram ao Brasil na década de 1950, ressaltando a culinária tipicamente holandesa, recheada de conversas e histórias.
Cidade das flores
Holambra, cidade formada por uma colônia de holandeses, a apenas 1 hora e meia de São Paulo e 40 minutos de Campinas, é conhecida como a Cidade das Flores por ser responsável por cerca de 50% do mercado florista do país.
Durante o mês de agosto, a cidade é palco da maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora, um dos maiores e mais importantes eventos do interior do Estado de São Paulo. Em um único mês, a festa recebe mais de 300 mil visitantes, reunindo exposições de flores – diversas nas cores, cheiros, formas e tamanhos –, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, visitas ao museu, chuva de pétalas, entre outras atrações.
Holanda brasileira
Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia holandesa que se firmou numa antiga fazenda da região. A cidade destaca-se por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil e por ter o melhor índice de segurança do país.

Além das flores, a cidade, construída nos moldes europeus, com casas coloridas e referências à cultura holandesa em todas as direções, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Moinho Povos Unidos (foto) – com 38 metros de altura, é o maior moinho de grãos da América Latina – e o Museu Histórico da Imigração, onde os visitantes podem vivenciar a realidade dos imigrantes em réplicas de casas de época tradicionais, com mobiliário totalmente original.

“Uma das coisas de que mais me orgulho é ter sido escolhido para estar à frente da construção do Moinho Povos Unidos, ao lado do arquiteto holandês que o projetou, em 2008”, comenta Antônio Hulshof.
Uma experiência única
Conhecer – e vivenciar – Holambra é uma experiência única, além de a cidade fazer parte do Circuito das Águas Paulista, que engloba 9 cidades que fazem parte da região turística mais diversa do interior de São Paulo, onde o visitante pode fazer passeios por plantações com grande diversidade de flores, conhecer histórias centenárias e conectar-se com a natureza. E, lógico, degustar a gastronomia dos produtores da região.
“Visitar Holambra não é só um passeio, é uma experiência de vida”, finaliza Antonio. Confira opções de passeios turísticos na região em ‘Mais sobre o assunto’, abaixo.
Fotos: Conecte Flora
Mais sobre o assunto
Conecte Flora – Conheça o melhor de Holambra, a ‘Cidade das Flores’
Experimente os melhores roteiros personalizados de turismo em Holambra
O município também se destaca pela cultura holandesa, gastronomia típica e diversos campos com flores o ano todo

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)