Se um robô passasse tempo suficiente entre os humanos, poderia aprender a tornar-se um deles? No filme “O Homem Bicentenário”, de 1999, dirigido por Chris Columbus, em um futuro fictício, uma família compra um robô, Andrew (Robin Williams), para ajudar nas tarefas domésticas. Eles não demoram muito para suspeitar que Andrew não é como os outros robôs.
Emoções e pensamentos criativos
Andrew parece capaz de expressar emoção e produzir pensamentos originais, e quanto mais tempo passa com a família Martin (Sam Neill, Wendy Crewson e Embeth Davidtz), mais fortemente os traços humanos começam a se manifestar nele.
O que para seus construtores é uma falha de projeto, para Andrew torna-se o maior traço de sua individualidade. Pelos próximos 200 anos, Andrew torna-se cada vez menos uma máquina e cada vez mais um membro dos descendentes da família original.
O direito de ser
Certo dia, um cientista de robôs (Oliver Platt) conta a Andrew que poderia ser capaz de transformá-lo em um ser humano – e, assim, conquistar seu maior direito: o de apenas ser!
Baseado em um conto do renomado autor de ficção científica Isaac Asimov, “O Homem Bicentenário” é uma bela estória sobre o valor que devemos dar ao maravilhoso milagre que é estarmos vivos.
Amor que atravessa gerações
Uma das mais belas partes do filme é o romance que acontece entre o robô Andrew – sim, ele também se apaixona – e a tataraneta da família original que o adotou e a sua luta na justiça para ter o direito de ser considerado ‘humano’. O final, surpreendente, é comovente.
Um filme que vale a pena ver mais de uma vez!
Serviço
“O Homem Bicentenário”
“Bicentennial Man”, EUA, 1999, 130′
Direção: Chris Columbus
Com: Robin Williams, Embeth Davidtz, Sam Neill, Oliver Platt, Kiersten Warren e Wendy Crewson
Disponível nas principais plataformas de Streaming
Vídeo e fotos: divulgação
Mais sobre o assunto
Maiores e Melhores > Filmes > Robôs
Os 19 melhores filmes de robô de todos os tempos
Confira alguns filmes ficaram muito famosos por terem robôs marcantes e inesquecíveis
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)