Uma mulher italiana de 94 anos está conquistando a web por compartilhar mensagens positivas. Licia Fertz criou um perfil no Instagram em 2018 e desde então divulga o seu lema na rede social: “Nessa vida que todos nós estamos passando, não há tempo para ficar triste. Espalhe amor e seja grato”.
O perfil foi criado com a ajuda do sobrinho da idosa, Emanuele, e, hoje, já possui 258 mil seguidores. A mulher publicou um livro recentemente onde fala sobre como manter o sorriso mesmo diante das dificuldades que já teve que passar, como a perda do marido após mais de 60 anos de casamento e morte da sua única filha aos quatro anos de idade.
“Sempre há uma maneira de se levantar e voltar a viver mesmo depois das piores adversidades. Sempre. Enquanto respiramos, podemos ter esperança, nunca sucumbir, porque a vida continua.”.
Maiô com estampa de coração
Em agosto do ano passado, a mulher publicou uma foto em seu perfil no Instagram em uma piscina, vestindo maiô com estampa de coração e convidou os seguidores a uma reflexão sobre deixar de viver a vida em razão dos padrões impostos pela sociedade.
“Ajude-me a entender uma coisa. Outro dia, uma jovem amiga minha, de cerca de 65 anos, me disse que não usa mais o traje [de banho] porque tem vergonha. Mas o que há para ter vergonha do seu corpo? A juventude não é um mérito. A velhice não é um defeito. Tenho orgulho das minhas rugas.”.
E completou: “Vamos mudar o mundo começando com palavras. Em vez de dizer ‘meus defeitos’, vamos tentar chamá-los de ‘minha singularidade’. Vamos recuperar a dignidade do nosso corpo. Em qualquer idade. Você verá como será mais fácil se sentir bem e ser feliz. Quem tenta comigo?”.
“Envelhecendo graciosamente desde 1930…”
Com roupas coloridas e maquiagens adoráveis, Licia compartilha a rotina com os seguidores do seu perfil que é conhecido como “Boungiorno Nonna” (“Bom dia, vó”, em português) e que informa já de cara: “envelhecendo graciosamente desde 1930”.
A mulher explicou ao site italiano Positizie que não aceita que as pessoas falem que ela era uma exceção por continuar bonita mesmo sendo idosa. Para Licia, não há uma idade para ser bonita, assim como envelhecer não faz ninguém mais feio. Ela disse que qualquer um pode ser bonito, em forma, enérgico e ter vontade de viver independentemente da idade.
No seu livro, a “vovó” também exemplifica mais uma de suas filosofias.
O caminho para a felicidade é olhar para o presente
“Quando você tem noventa anos, pensar no passado pode ser perigoso, porque a tristeza pode bater nas suas costas. Pensar no futuro também não é fácil, quando o pôr do sol está próximo do nascer do sol. O caminho para a felicidade é olhar para o presente”.
Fonte: UOL
Fotos: Reprodução/Instagram/@liciafertz
Mais sobre o assunto
Viva a Longevidade > Felicidade
Por que nos sentimos mais felizes na velhice
A autoconfiança e a satisfação com a vida podem aumentar conforme a idade avança
Instagram > Licia Fertz
Buongiorno Nonna, 94 anos
Modelo e influenciadora: fotos e estórias
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)