O envelhecimento é um processo degenerativo que acontece progressivamente. Decorrente de um estilo de vida saudável ou não, a velocidade destas alterações no organismo varia de indivíduo para indivíduo.
A partir dos 35 anos, o organismo do homem começa a ter alguns déficits funcionais alterando a sua qualidade de vida. E, se o indivíduo for sedentário, este quadro tende a ficar pior. Veja alguns exemplos:
Sistema muscular
Há reduções na massa e força muscular, podendo causar limitações nas atividades rotineiras do idoso, como andar, segurar objetos e cuidar da própria higiene pessoal.
Sistema ósseo
Perda de massa óssea, que pode causar osteopenias/osteoporoses, aumentando a possibilidade de fraturas em mínimos choques.
Sistema cardiovascular
Uma pessoa não ativa tem mais chances de desenvolver doenças crônicas degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, entre outras, se comparada a uma pessoa que foi mais ativa durante sua vida.
Nunca é tarde para começar
O exercício de força, com a supervisão de um profissional habilitado de educação física, é um dos melhores remédios para a manutenção da qualidade de vida do idoso. É aí que a musculação deixa de assumir um papel de estímulo estético e passa a auxiliar, e muito, em nossa saúde funcional, definida como a capacidade de realizar as tarefas do cotidiano.
É muito importante lembrar que a pessoa com mais de 60 requer uma atenção especial. Por isso, antes de iniciar exercícios com pesos, é recomendável consultar um médico para atestar se você está apto a praticar exercícios físicos, bem como um nutricionista, pois a nutrição é de grande importância para quem vai iniciar esse tipo de atividade.
Já chegou aos 60 anos e nunca fez uma atividade física? Nunca é tarde para começar. Mude seu estilo de vida. Já pratica alguma atividade? Parabéns! E não desanime, o seu corpo agradece.
Foto: Image by Drazen Zigic on Freepik
Mais sobre o assunto
Minha Vida > Fitness Exercício
9 exercícios que usam o peso do corpo para fazer em casa
Os exercícios funcionais são simples, práticos e podem ser feitos em casa, sem precisar de qualquer equipamento
Educador Físico pela Universidade São Caetano do Sul e Pós-Graduando em Biomecânica e Avaliação Física pela FMU (clique aqui para falar com o colunista)
1 Comentário
Pessoal achei esse curso de Pilates para a Terceira Idade super barato que pode ser útil para quem quer se exercitar.
https://hotm.art/Metodo-Pilates-na-Terceira-Idade