No passado, as pessoas procuravam um dentista, na maioria das vezes, quando tinham uma dor de dente. Em entrevista exclusiva ao Portal Terceira Idade, o Dr. Marcelo Rodrigues, Cirurgião Dentista e Doutor em Estomatopatologia*, esclarece que, hoje, os pacientes estão mais “antenados”.
Na medida em que foram tomando conhecimento dos processos que podem acometer seus dentes, eles já buscam um tratamento preventivo. “No passado, o paciente de 55 anos vinha ao consultório simplesmente para substituir uma dentadura. Hoje, nós temos pacientes de 84 anos tratando dentes, fazendo restaurações e limpezas”, enfatiza o Dr. Marcelo.
Gengivite: o maior vilão do paciente de mais idade
Segundo o médico, para um paciente acima de 60 anos, mais importante do que tratar uma abertura num dente, visível a olho nu, é prevenir o processo patológico, prevenindo a cárie e, também, o maior vilão do paciente de mais idade: o problema de gengiva, que pode comprometer a estrutura que mantém o dente preso ao osso na boca.
Mastigação inadequada pode causar má absorção de nutrientes no organismo
Os dentes trituram os alimentos em porções bastante reduzidas, que serão facilmente digeridas pelo estômago. Uma falha em um ou mais dentes pode prejudicar a capacidade de trituração. Quanto maior e menos triturado for o fragmento de alimento que foi engolido, mais lento será o processo de digestão e maior será a dificuldade de absorção dos nutrientes no sangue, como: cálcio, ferro, sódio, potássio, magnésio e vitamina B12.
“Devolver os dentes é, em primeiro lugar, devolver qualidade de vida, devolvendo o equilíbrio corporal com riscos mínimos de deficiências nutricionais e das doenças associadas às mesmas”, afirma.
Saúde bucal desde a infância até a idade mais madura
O Dr. Marcelo vê a odontologia no Brasil, atualmente, com muito otimismo. Se, antes, o paciente, geralmente, procurava o dentista para extrair os dentes e colocar próteses, hoje, ele pensa mais em prevenção.
“Pacientes com mais de 70 anos de idade buscam o consultório para tratar dentes ainda permanentes. Você observa tanto o jovem, quanto o idoso, cuidando mais da sua higiene bucal”, conclui.
Assista à entrevista clicando no vídeo acima.
*Estomatopatologia: área da medicina que trata de patologias bucais e doenças da boca
Fonte: Dr. Marcelo Rodrigues
Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto
Saúde Petrobras > Fique por dentro > Saúde Bucal
4 dicas para prevenir problemas bucais e melhorar a qualidade de vida dos idosos
Nem sempre as pessoas percebem como a falta de atenção à boca e aos dentes pode afetar o idoso, causando, por exemplo, dificuldades de mastigação e na fala

Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)